Planta Maceió levará doação de mil mudas ao Benedito Bentes

Lançado no mês de agosto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), o Planta Maceió é um projeto de educação ambiental que busca incentivar a população a colaborar com a arborização da cidade, além de orientar os cidadãos sobre o plantio adequado. Seguindo o cronograma da Semds, a segunda edição da iniciativa acontece no Benedito Bentes, na próxima sexta-feira (25), das 11h às 16h, no estacionamento do Shopping Pátio Maceió, parceiro da ação. Mil mudas serão doadas durante o dia, entre espécies nativas da Mata Atlântica e exemplares ornamentais, todos de pequeno, médio e grande portes.

Ascom / SemdsPlanta Maceió

Planta Maceió

“O Planta Maceió é um projeto itinerante que ocorre quinzenalmente em bairros diferentes da capital. Fizemos a primeira doação em Mangabeiras e, conforme planejamos, seguiremos para a parte alta com o mesmo propósito. Vamos realizar a entrega de mil mudas, orientando tecnicamente a população sobre o plantio adequado e sensibilizando os participantes sobre a importância e os benefícios da árvore para a cidade. A arborização é um trabalho de extrema importância, com impactos ambientais significativos, além de deixar a cidade ainda mais bonita por conta da função paisagística”, explicou o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

As mudas que serão doadas durante a ação são provenientes do Viveiro do Parque Municipal, onde a equipe de Parques e Jardins da Semds produz cerca de oito mil mudas mensalmente. De acordo com o levantamento do órgão, Maceió recebeu em 2017, até o início de agosto, aproximadamente 11 mil árvores, entre as doações em ações na rua e no próprio Parque Municipal, além do plantio realizado pela Semds em praças, áreas verdes e avenidas. Com a criação o Planta Maceió, ideia é superar o número de 15 mil novas árvores na cidade, contando com a ajuda da população.

“Tendo uma Maceió mais verde, com o plantio adequado conforme a nossa área urbana, as árvores passam a contribuir com a ventilação, permitindo o conforto térmico, e também melhora a sombra. Outros benefícios do plantio são a diminuição da poluição sonora e absorção de parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de favorecer a ambientação de aves”, completou Gustavo Acioli Torres.

O titular da Semds lembra que, assim como aconteceu na primeira edição, a ação no Shopping Pátio será acompanhada por técnicos do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Numa) da Semds, que vão explicar aos maceioenses sobre o tipo de árvore indicado para a capital, o porte adequado conforme o local do plantio e os cuidados necessários para que a árvore cresça saudável. Além da orientação, o cidadão que receber a sua muda levará um folheto informativo e deve fornecer dados básicos para que a Semds possa monitorar as regiões do plantio a partir do projeto e também acompanhar o crescimento das plantas.

Serviço

O quê: Segunda edição do projeto Planta Maceió

Onde: Estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no bairro Benedito Bentes

Horário: Das 11h às 16h

Fonte: Ascom Semds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos