Em Maceió, Lula fala a partidários e chama governo Temer de golpista

Alagoas24HorasLula fala a partidários em Maceió nesta quarta-feira, 23

Lula fala a partidários em Maceió nesta quarta-feira, 23

No seu segundo dia em Alagoas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falou na tarde de hoje, 23, em Maceió, à centenas de partidários, militantes, sindicalistas e apoiadores que lotaram um clube, na Avenida da Paz, no centro da cidade. Na ocasião, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) aproveitou para atacar novamente o governo Temer ao qual chamou de golpista.

Lula chegou ao local do encontro com pelo menos 40 minutos de atraso, rodeado da comitiva que o acompanha na “Caravana de Lula pelo Nordeste”, que pretende visitar 28 cidades em 20 dias até o dia 7 de setembro. Houve tumulto no momento da sua chegada, pois o ex-presidente ignorou a estrutura montada e entrou no clube por uma passagem secundária. Ninguém ficou ferido.

Jorge Farias / Alagoas24HorasApós homenagem, Lula cumprimenta João Procópio, violeiro e repentista de Alagoas

Após homenagem, Lula cumprimenta João Procópio, violeiro e repentista de Alagoas

Já em cima do palco montado para sua recepção, Lula foi homenageado por dois patrimônios vivos do Estado de Alagoas, o repentista e violeiro, João Procópio, natural de Murici, e Nelson da Rabeca, natural de Marechal Deodoro, que se apresentaram e presentearam o ex-presidente. Do segundo, reconhecido internacionalmente, Lula ganhou uma rabeca autografada e com o símbolo do PT.

Representante do partido em Alagoas, o deputado federal Paulão foi um dos que falou ao público presente, bem menor que as duas mil pessoas esperadas para o evento. Ele chamou Lula de o “maior líder da história do Brasil” e disse que sua presença em Alagoas era uma prova da atenção que o “futuro presidente do país” terá com o estado.

Bruno Fernandes / Cortesia ao AL24HorasPaulão falou ao lado de Lula, e declarou seu apoio a candidatura do ex-presidente em 2018

Paulão falou ao lado de Lula, e declarou seu apoio a candidatura do ex-presidente em 2018

Ao iniciar a fala, visivelmente emocionado e desgastado com a intensa agenda, Lula foi ovacinado pelos representantes de movimentos socais, sindicalistas, professores, estudantes e militantes petistas que gritavam entre outras palavras de ordem: “O melhor presidente que o Brasil já teve”; “Fora Temer”; e  “É Lula outra vez”.

Déborah Moraes / Alagoas24HorasCentenas de Militantes e partidários se reuniram em Maceió para ouvir o ex-presidente Lula

Centenas de Militantes e partidários se reuniram em Maceió para ouvir o ex-presidente Lula

Lula iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e explicando que por sua idade e saúde deveria estar em casa, descansando, mas que a política é um vício difícil de vencer, e que a caravana que segue amanhã para Pernambuco, sua terra natal, tem o objetivo de “acordar o Brasil outra vez”. “A política é como a maldita cachaça, depois que você toma a primeira vez, não consegue mais parar”, falou em tom de brincadeira.

Bruno Fernandes / Cortesia ao AL24HorasLula criticou durante o governo Temer em sua fala em Maceió

Lula criticou duramente o governo Temer em sua fala em Maceió

A partir daí, o ex-presidente declarou sua insatisfação com o governo Temer, chamou o impeachment da ex-presidente Dilma de golpe, e disse que antes de economistas, o Brasil precisa de pessoas que se preocupem com a necessidade do povo. “A elite não sabe governar”, concluiu.

“Esse governo golpista quer destruir tudo o que nós fizemos. Acabaram com a farmácia popular, querem vender o pré-sal, a Eletrobras e acabar com os direitos dos trabalhadores. Eles não estão preocupados com o povo brasileiro, porque a maioria do povo é pobre. E para eles pobre é problema, mas para nós, o pobre e a solução desse país”, disse, seguido de aplausos e urros de apoio.

Déborah Moraes / Alagoas24HorasLula foi chegou ao local do encontro no ônibus da caravana que deve cruzar todo o Nordeste até o dia 7 de setembro

Lula chegou ao local do encontro no ônibus da caravana que deve cruzar todo o Nordeste até o dia 7 de setembro

Várias das pessoas presentes destacaram as vantagens conseguidas durante o governo do ex-presidente, principalmente nas áreas de trabalho e educação, e se mostraram favoráveis à candidatura de Lula ao maior cargo do executivo nacional, em 2018.

O encontro que deve seguir pelo resto da noite contará ainda com apresentações culturais de grupos de Bumba meu Boi e Capoeira.

Homens da polícia militar e da SMTT fizeram a segurança do espaço e interditaram o trecho da Avenida em frente ao clube, o que acabou gerando um grande engarrafamento no local no início da noite. Nenhum ato violento foi registrado no evento.

Protestos contrários

Manifestantes contrários a visita do ex-presidente Lula, juntamente com policiais federais, fizeram um ato hoje pela manhã na frente da sede da Polícia Federal, no bairro do Jaraguá. Na manifestação, que contou com pouco mais de 50 pessoas, eles também se organizavam para uma carreata que aconteceria no período da noite, às 18h, no estacionamento de Jaraguá. No entanto, até o momento, nenhuma movimentação foi registrada no local.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos