Museu Théo Brandão oferece minicurso com temática indígena

As aulas serão apresentadas pelo professor Aldir Santos de Paula, pesquisador na área das línguas indígenas

DivulgaçãoMuseu Théo Brandão oferece minicurso com temática indígena

Museu Théo Brandão oferece minicurso com temática indígena

Nos dias 29 e 30 de agosto, o Museu Théo Brandão promove o minicurso Línguas brasileiras: refletindo sobre a diversidade linguística no Brasil. As aulas serão ministradas pelo professor Aldir Santos de Paula, das 14h às 16h, no auditório do Museu. Os interessados devem se inscrever no primeiro dia do evento, 30 minutos antes do início das aulas.

De acordo com o professor Aldir, o objetivo do minicurso é apresentar um panorama das línguas faladas no território brasileiro, com especial ênfase nas línguas indígenas, ao tempo em que apresenta e discute a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil.

A proposta é promover o debate sobre o perfil sociolinguístico desses povos e suas possíveis causas, além de ampliar a compreensão sobre a pluralidade linguística no país, enfatizando os diferentes contextos monolíngues, bilíngues e multilíngues.

O professor Aldir Santos de Paula leciona na Faculdade de Letras (Fale/Ufal), é formado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e tem doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua experiência na área de Linguística tem ênfase em Teoria e Análise Linguística, com atuação em línguas indígenas, línguas pano, língua portuguesa, sociolinguística e educação indígena.

A entrada é gratuita. Mais informações pelos telefones 3214-1716/1715/1710.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos