Circuito Penedo de Cinema divulga lista de filmes selecionados

Foram escolhidos 41 curtas-metragens para concorrer nas três mostras competitivas do evento

Jonathan LinsFilmes serão exibidos em estrutura montada na Praça 12 de Abril, Centro Histórico de Penedo (AL)

Filmes serão exibidos em estrutura montada na Praça 12 de Abril, Centro Histórico de Penedo (AL)

O Circuito Penedo de Cinema divulgou nesta segunda-feira (28) a lista completa dos filmes competidores do evento. Foram escolhidos 41 curtas-metragens, sendo 13 para a mostra competitiva do 10º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, 17 para o 7º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e 11 curtas para a 4ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, que assume o caráter de mostra competitiva pela primeira vez.

O Estado de São Paulo é o que mais tem representantes, com sete curtas-metragens, seguido por Goiás com seis obras. Logo após estão Alagoas e Rio Grande do Sul, representados por cinco filmes, e depois, Minas Gerais e Bahia, com quatro produções cada. Filmes de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro também estão na disputa para concorrer a R$ 37 mil, que correspondem ao valor total dos prêmios de melhor filme pelos juris Oficial e Popular de cada mostra competitiva.

A novidade deste ano é que, pela primeira vez, o evento contará com a presença de um representante de todos os filmes concorrentes. Um realizador de cada curta-metragem selecionado receberá transporte, alimentação e hospedagem para participar do Circuito Penedo de Cinema, que será realizado entre 7 e 11 de novembro. Em 2015 e 2016, apenas o Festival de Cinema Universitário foi contemplado com essa iniciativa.

Para Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito, essa conquista é fundamental para enriquecer o evento. “Do ponto de vista do realizador, poder estar presente durante a exibição da sua obra e perceber como o público acolhe o trabalho é maravilhoso. A presença dos realizadores possibilita o processo de troca de experiência entre diretores, produtores locais e o público, e o evento busca criar um espaço para que essa interação possa acontecer”, enfatizou.

Seleção dos filmes

A curadoria dos curtas-metragens foi realizada por três comissões com profissionais de Alagoas e Sergipe. Os responsáveis pela seleção dos filmes da Mostra Universitária foram o jornalista e publicitário, Alberto Casagrande; a jornalista, documentarista e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Flávia Ferraz; e a cineclubista, produtora cultural e mestranda em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Yanara Galvão.

A comissão de seleção da Mostra Ambiental foi composta pelos professores do curso de Ciências Biológicas da Ufal, Kim Ribeiro e Camila Porto; e pelo ator e cofundador do Ateliê Sesc de Cinema, Glauber Xavier. Já os filmes do Festival Brasileiro foram selecionados pelo diretor do Centro Cultural Arte Pajuçara, Marcos Sampaio; roteirista de Cinema e TV, Tairone Feitosa; e pela produtora e diretora, Vera Rocha.

De acordo com Marcos Sampaio, selecionar os filmes diante de mais de 350 inscrições foi um processo difícil. “Não foi uma tarefa simples, então é possível ressaltar duas questões. Primeiro em relação à grande quantidade de filmes inscritos, o que demonstra a força do evento. Em segundo lugar, vem a qualidade dos filmes e sua diversidade. O cinema brasileiro contempla a diversidade em seus vários aspectos, sejam eles regionais, temáticos, nas suas linguagens e abordagens. Acreditamos que os filmes selecionados se enquadram e compõem esse painel que é o hoje o cinema nacional”, destacou.

Sobre o Circuito

O Circuito Penedo de Cinema, que acontecerá de 7 a 11 de novembro em Penedo (AL), é realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) numa parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

Confira a lista dos filmes selecionados para as mostras Brasileira, Universitária e Ambiental do Circuito Penedo de Cinema.

Fonte: Ascom Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos