CEI se reúne com distribuidoras de combustíveis e marca audiência pública

Dicom / CMMCEI se reúne com distribuidoras de combustíveis e marca audiência pública

CEI se reúne com distribuidoras de combustíveis e marca audiência pública

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Maceió se reuniu nesta quarta-feira (30) com três das quatro distribuidoras de combustíveis que atuam em Alagoas. As empresas foram convidadas para esclarecer alguns pontos dentro da na investigação a respeito da suposta cartelização no preço da gasolina nos postos de combustíveis da capital alagoana. Estiveram presentes ao encontro representantes da Ipiranga, BR e ALE.

A Shell, que também foi convidada e chegou a ir à Câmara na última terça-feira (29) para pegar cópia do que foi produzido até agora pela Comissão, não compareceu à reunião e sequer se justificou pela ausência. De acordo com os parlamentares integrantes da CEI, a Shell vai voltar a ser convidada para prestar explicações e fornecer dados na audiência pública para debater o assunto, marcada para o dia 22 deste mês, às 9h, na Câmara.

“Infelizmente, a Shell foi a única das distribuidoras convidadas que não esteve na reunião e não deu qualquer justificativa para não vir. Estranho que membros da empresa tenham vindo aqui um dia antes pegar cópia do que já foi colhido pela CEI e simplesmente ignorado. Temos aqui, como os representantes da BR, ALE e Ipiranga constaram, um trabalho sério e somente comprometido com a verdade. Não fazemos caça às bruxas e não montamos palanque. O trabalho da Comissão é tão somente buscar esclarecimentos sobre o preço do combustível praticado em Maceió”, declarou o presidente da Comissão, vereador José Márcio Filho (PSDB). Além dele, estiveram presentes o relator, vereador Silvânio Barbosa (PMDB), e Silvânia Barbosa (PRB), que também integra a CEI.

Para o relator, as explicações dadas pelos representantes de distribuidoras de combustíveis são mais uma ação do trabalho da CEI, previsto para se encerrar em 27 de setembro. “Mais uma etapa foi concluída. Apesar da Shell não ter comparecido, os representantes da BR, ALE e Ipiranga foram bastante solícitos atendendo nosso convite para ajudar na produção de material para que a CEI conclua seu trabalho no fim desse mês. Dados como ICMS cobrado aqui, de 29%, e de Pernambuco, 27%, e maneira como cada estado e cidade faz a compra e transporte do combustível também foram anexados ao nosso trabalho”, disse Silvânio Barbosa.

Jadilson Afra, que representa a Ipiranga em Alagoas, aprovou a iniciativa e disse que qualquer anseio que parta do povo, por meio de seus representantes legais como os vereadores, é justo e deve ser repercutido.

“Importante que as dúvidas da população de como funciona um setor tão visado como o de combustíveis sejam esclarecidas. Nada melhor do que isso seja feito por meio dos vereadores, eleitos para representar o povo. Nós da Ipiranga estivemos aqui reunidos, ao lado de outras distribuidoras, e espero que tenhamos ajudado no esclarecimento da Comissão”, afirmou Afra.

ORDEM DO DIA

Paralelamente aos trabalhos da CEI, os vereadores discutiram e votaram, em mais uma sessão ordinária da Casa, projetos de lei, indicações e requerimentos que visam o bem-estar da população de Maceió. Aprovado em segunda discussão, PL do vereador e presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB), que obriga donos de bares, restaurantes e similares a fornecer, sempre que solicitada, comanda impressa da parcial da conta, para controle do cliente. O projeto segue para sanção ou veto do Executivo.

Líder do governo na Câmara, o vereador Eduardo Canuto (PSDB) teve projeto de lei aprovado que considera de utilidade pública a Federação de Jiu Jtsu de Alagoas(FJETAL), e o Centro Espírita Recanto da Esperança Chico Xavier.

A vereadora Simone Andrade (DEM) teve requerimento aprovado, em discussão única, que pede serviço de tapa-buraco na Rua Pedro Paulino e Pedro Américo, ambas no bairro do Poço. Francisco Sales (PPL) também teve requerimentos aprovados: um que pede a poda de uma amendoeira em frente à casa de n° 82, na Rua Dr. Paulo Neto, no Trapiche da Barra, e pavimentação da Rua José Moreira, no Bebedouro.

Fonte: Dicom CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos