Protocolo reduz em 60% a taxa de mortalidade por sepse em hospital de AL

Emergência 24h e demais unidades da Santa Casa de Maceió adotam protocolo desde 2011, mas população precisa conhecer doença e agilizar a assistência

DivulgaçãoSepse - Santa Casa

Sepse – Santa Casa

A Santa Casa de Maceió conseguiu reduzir em cerca de 60% a taxa de mortalidade por sepse nos últimos cinco anos. Mas, você sabe o que é sepse? Antigamente esta síndrome era conhecida popularmente como infecção generalizada. Hoje, a literatura médica nos informa que a sepse é uma inflamação generalizada do próprio organismo contra uma infecção que pode estar localizada em qualquer órgão.

“Essa inflamação pode prejudicar o funcionamento de um ou mais órgãos, com risco de morte quando não descoberta e tratada rapidamente”, explica Maria Tereza Tenório, gerente de Riscos e Práticas Assistenciais.

Atualmente a sepse é a principal causa de mortes nas unidades de terapia intensiva (UTI) do País. Segundo o Instituto Latino-Americano da Sepse (Ilas), dos cerca de 419 mil casos de sepse registrados em UTIs brasileiras, mais da metade (55,7%) acabam resultando em óbito. São mais de 233 mil mortes por ano. A doença mata mais (acredite!) do que o infarto do miocárdio e alguns tipos de câncer. 

13 de setembro – Dia Mundial da Sepse

O Instituto Latino-Americano da Sepse lançou neste ano a campanha: “Pense, pode ser Sepse”, para marcar o Dia Mundial da Sepse nesta quarta (13/09). Buscando alertar a população sobre os sinais e sintomas precoces da sepse, as gerências de Riscos e de Marketing da Santa Casa definiram várias ações para disseminar tais informações para o público, visando salvar mais vidas, informa a médica Tereza Tenório.

Fonte: Ascom / Santa Casa de Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos