IMA lista 17 trechos de praias e rios impróprios para banho

Praia de Peroba, em Maragogi (Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas)
Praia de Peroba, em Maragogi
(Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas)

Pelo menos 17 trechos de rios e praias de Alagoas foram considerados inadequados para banho. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De acordo com o órgão ambiental, o banho nos rios São Francisco, em Piaçabuçu, e Niquim não é aconselhável em três pontos. Nas praias de Maceió, 13 áreas estão aptas para receber os banhistas e sete devem ser evitadas. Já no litoral norte, a qualidade da água está comprometida em sete trechos.

Os técnicos do IMA realizaram a coleta das amostras nos dias 11 e 12 deste mês, nos trechos compreendidos entre Pontal do Peba e Maragogi. Durante a coleta, houve  a ocorrência de chuvas na costa alagoana.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar em uma das praias alagoanas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira a lista dos trechos próprios e impróprios:

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAlitoralnorte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos