Com gol de Guerrero, Flamengo vence Sport na Ilha do Urubu

GILVAN DE SOUZA/FLA IMAGEMGuerrero

Em mais uma partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu por 2 a 0 o Sport. Jogando na Ilha do Urubu, a vitória veio com dois gols nos extremos dos tempos: Guerrero marcou aos oito e Éverton Ribeiro decretou a vitória aos 47 do segundo tempo.

A vitória deixa o Flamengo tranquilo na zona dos classificados para a Libertadores. Na 4ª colocação, com 38 pontos, espera o resultado desta segunda-feira do Palmeiras, que enfrenta o Coritiba.

Já a derrota deixa a situação ainda mais preocupante para o Sport. A longa série sem vencer faz a equipe despencar na tabela e ficar de olho nos adversários da parte de baixo da tabela. O Sport é o 12º, com 29 pontos.

As novidades no Flamengo começaram antes do jogo. Pensando já na decisão da Copa do Brasil, Reinaldo Rueda barrou Diego Alves e promoveu a titularidade de Alex Muralha no gol rubro-negro. O treinador também mexeu em outros setores, como o retorno de Pará na lateral-direita, de Márcio Araújo ao meio-de-campo, e com uma linha de três formada com Gabriel em uma ponta e Éverton Ribeiro em outra. Tido como ‘concorrente’ na posição de Diego, o jogador esteve junto no auxilio da criação.

Do outro lado, o Sport chegava a partida em um momento de declínio na competição. Se o início de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico havia sido animador a ponto da equipe sonhar com uma vaga na Libertadores, as últimas partidas não davam essa perspectiva: quatro derrotas nas últimas cinco partidas. A goleada sofrida para o Grêmio e a reação furiosa do treinador logo após do jogo no vestiário e na coletiva davam um clima ainda mais negativo ao momento vivido.

Vendo-se em situação em que precisa ficar longe da zona de rebaixamento, o Sport enxergava na partida uma necessidade maior de vitória do que a de seu adversário. Praticamente sem chances de conquistas o título, o Flamengo tem como principal objetivo no campeonato a vaga continental. A equipe ainda pode conquistar isso via Copa do Brasil ou Copa Sul-Americana.

O bom início de jogo fez o Flamengo ser premiado logo aos oito minutos. Depois de bola enfiada para a área, Guerrero aproveitou a bobeira da zaga do Sport, roubou a bola e tocou para o fundo da rede.

A sequência da primeira etapa mostrou uma superioridade flamenguista grande sobre o time do Sport. Com dois jogadores com características de armação no meio-campo como Everton Ribeiro e Diego, a equipe de Rueda conseguia controlar mais a partida e gerar mais jogadas de gol, encontrando pelo lado direito de ataque maiores oportunidades de criar suas chances. Arão também aparecia bem no auxílio e causava problemas na marcação adversária. Além disso, conseguia neutralizar as poucas investidas que sofria, tanto que Alex Muralha não realizou nenhuma defesa nos primeiros 45 minutos.

Assim como tinha acontecido com Guerrero, foi a vez de Éverton Ribeiro quase marcar no início do tempo. Após passe de Diego, o meia finalizou bem e exigiu grande defesa de Magrão para que a vantagem não fosse ampliada.

Ele apareceu mais uma vez minutos mais tarde, desta vez em passe de Willian Arão. O jogador embalou de primeira um chute forte e dava mais uma vez perigo ao Sport.

A boa atuação seria ainda mais facilitada quando Patrick fez falta dura por trás em Márcio Araújo. O volante do Sport já havia levado o cartão amarelo no primeiro tempo, e com isso recebeu o segundo e deixou sua equipe em uma situação ainda mais complicada.

Com um a mais em campo, a vantagem no placar e a situação já controlada, o Flamengo buscou manter a posse de bola. O 1 a 0 dava o direito a equipe de não se arriscar frequentemente ao ataque. Isso não impediu que alguns sustos viessem. O Sport reclama de pênalti após empurrão em cima de André na entrada da área.

No fim, o Flamengo ainda fez mais um. Cruzamento para a área e Éverton Ribeiro fugiu da defesa do Sport e marcou de cabeça, decretando a vitória rubro-negra.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos