Vídeo mostra tubarão em Búzios; biólogo diz que aparição é rara

Reprodução/TV GloboTubarão é visto em Búzios

Tubarão é visto em Búzios

Um tubarão foi flagrado bem próximo da costa da praia de João Fernandinho, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, no sábado (16). Em um vídeo, que foi divulgado nas redes sociais, é possível ver a barbatana do animal e as pessoas saindo da água.

Havia, inclusive, uma embarcação cheia de banhistas perto do animal. Uma mulher afirmou, em uma rede social, que sentiu o tubarão encostar nela.

“Realmente era um tubarão enorme e encostou em mim. Foi horrível. Muito assustador”, diz ela, acrescentando: “segundos antes de o tubarão encostar em mim, o meu marido tirou uma foto. Ainda estou chocada. Nunca pensei que eles chegassem tão perto da beira”, diz a mulher.

Para o biólogo Marcelo Tardeli, que analisou o vídeo, o animal filmado é um tubarão, mas não é possível determinar de qual espécie.

“Dá para ver nitidamente que é um tubarão de mais de dois metros e meio e até mais de três metros. Dá para ver isso simplesmente medindo da nadadeira dorsal até o final da nadadeira caudal”, afirmou o biólogo.

No vídeo também é possível escutar uma pessoa alertando as outras para que saiam da água. De acordo com o biólogo, não é comum que o tubarão se aproxime tanto da praia.

“Algumas espécies de tubarão se aproximam da costa. Aqui no Brasil isso é mais comum em Recife, no Nordeste. Aqui na Região dos Lagos eu nunca tinha visto um tubarão tão perto da praia. Não é incomum, só não é muito provável”, disse o especialista, acrescentando que as mais comuns de serem vistas são o tubarão-de-cabeça-chata e tubarão-tigre.

De acordo com Cássio Cunha, secretário de Meio Ambiente de Armação de Búzios, o animal filmado era um tubarão de médio porte.

“Nossos técnicos estiveram no local e analisaram as imagens. Pelas imagens tudo leva a crer que seja um tubarão de porte médio. Mas é um fato isolado, já que nunca houve relato de um tubarão aqui nessa área”, afirmou o secretário em entrevista do RJ Inter TV 1ª edição.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos