Câmara pede retorno imediato de guardas municipais a postos de saúde

Dicom CMMsessão desta quarta-feira, 20 da Câmara municipal de Maceió

sessão desta quarta-feira, 20 da Câmara municipal de Maceió

Da tribuna da Casa, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), justificou a apresentação, na sessão ordinária desta quarta-feira (20), de indicação, aprovada por unanimidade, pedindo ao Executivo, o imediato retorno dos guardas municipais aos postos de saúde da capital alagoana. No começo da semana, o CAPS AD do Conjunto José Tenório, na Serraria, foi alvo da ação de dois criminosos, que invadiram o local e colocaram uma arma na cabeça de um servidor da unidade. Este é apenas um dos casos registrados de violência nos postos, segundo os vereadores. Por conta do problema, funcionários da saúde ameaçam paralisar as atividades.

“Hoje, estive com o secretário de Saúde, José Thomaz Nonô, para discutir o problema. Infelizmente, a ausência dos guardas naqueles locais tem sido motivo de muita aflição para os funcionários que ameaçam fazer greve. Sabemos que, em áreas mais vulneráveis, a questão se torna ainda mais séria. O secretário coronel Ivon é bem intencionado, mas neste momento não é possível que se mantenha a retirada da guarda dos postos. Por isso, o retorno imediato deles é imprescindível e esperamos que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) acate nossa solicitação”, destacou Kelmann Vieira.

A indicação, subscrita por todos os vereadores presentes à sessão ordinária, também foi aprovada em discurso na tribuna da Casa de Mário Guimarães.

“A indicação vem em boa hora e, a propósito disso, em abril realizei audiência pública sobre esse assunto e denunciamos porque a violência, naquele momento, já tomava conta das unidades de saúde de Maceió. O prefeito e o secretário Thomaz Nonô já sabiam disso. Temos consciência que o cobertor é curto e o secretário coronel Ivon não tem como abranger todos os quase 300 equipamentos público existentes na Capital com menos de 800 guardas. O tráfico de drogas na cidade tem determinado os dias que as unidades devem e podem funcionar e isso precisa parar”, afirmou Luciano Marinho (Podemos).

O tucano José Márcio Filho também comentou o assunto. “Hoje estive com a assessoria do prefeito Rui Palmeira e discutimos o assunto. A reposta foi que o Executivo dará uma resposta positiva ao problema o mais breve possível. No conjunto Carminha, por exemplo, mais de 300 pessoas com problemas mentais pegam remédio controlado e a unidade daquela comunidade não pode fechar. São situações delicadas e os servidores, também, precisam ter tranquilidade para realizar o trabalho deles. Vamos aprovar a indicação e contar com a interlocução dos vereadores para que a situação seja encaminhada”, afirmou.

ORDEM DO DIA

Também de Kelmann Vieira, o Plenário da Casa aprovou, na Ordem do Dia, em segunda discussão, PL que dispõe sobre a obrigatoriedade dos fornecedores de serviços prestados de forma contínua estenderem o benefício de novas promoções aos clientes preexistentes. Ainda da Ordem do Dia, requerimento do vereador Dudu Ronalsa (PSDB) para que a quadra esportiva do Fernão Velho seja denominada de Edson Lins Bezerrada, morto na semana passada. Já a vereadora Tereza Nelma (PSDB) também aprovou requerimento para entrega da Comenda Pacificadora da Paz Madre Tereza de Calcutá a Ana Marinete Silva.

Ainda como requerimento, um do vereador Francisco Sales (PPL) que pede colocação de lombadas na Rua Frei Damião, no Rio Novo. Já Silvânio Barbosa (PMDB) e Eduardo Canuto (PSDB) tiveram moção de aplauso e indicação, respectivamente, que homenageia Thiago Falcão, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; e que pede a construção de um terminal rodoviário no Sítio São Jorge, em terreno pertencente à prefeitura de Maceió. Por fim, o vereador Sílvio Camelo (PV), aprovou requerimento de sua autoria para pavimentação da Rua Araújo Góes, na Pajuçara.

Fonte: Dicom CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos