Instituto Raízes de África promove debate com Martinho da Vila na Bienal

O debate vai acontecer durante o 8° Ciclo de Nacional de Conversas Negras

DivulgaçãoMartinho da Vila vai participar Ciclo de Nacional de Conversas Negras, na Bienal.

Martinho da Vila vai participar Ciclo de Nacional de Conversas Negras, na Bienal.

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai reunir uma série de eventos científicos, literários, artísticos e de movimentos sociais. Nessa diversidade de acontecimentos, está inserido o 8° Ciclo de Nacional de Conversas Negras, promovido pelo Instituto Raízes de África, no dia 30 de setembro, das 10h às 18h, na Sala Jatiúca do Centro de Convenções. Um dos convidados é o cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, que é embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de lançar o 16° livro, intitulado Conversas Cariocas, uma coletânea de crônicas publicadas em jornais, que foram reunidas pela Editora Malê, Martinho da Vila vai proferir uma palestra relacionada ao tema do evento: Conversa sobre territórios, desterritorialização e a  reterritorialização, sob a ótica racial e de gênero. “A presença de Martinho é importante porque ele é um referencial que atrai a participação de público. As pessoas vão buscar o artista e vão encontrar o militante da causa negra, com um engajamento reconhecido e muito conteúdo”, destaca Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de África.

Renenr BoldrinnoArísia Barros convida para o Ciclo de Conversas Negras.

Arísia Barros convida para o Ciclo de Conversas Negras.

Mas, além de Martinho da Vila, Arísia relaciona outros motivos importantes para participar do Ciclo de Conversas Negras. “Teremos a presença de um professor nigeriano que vai falar sobre como o racismo se dá a partir da África para o Brasil, vamos ter um grupo de pequenos cantores da periferia, que vão homenagear Martinho da Vila, e ainda apresentaremos as ações dos primeiros cinco meses de projeto em parceria com o Governo do Estado de ressocialização de reeducandas, que inclusive vão estar representadas no ciclo, não só como ouvintes, mas também na mesa e como cerimonialistas”, informa Arísia.

Para participar do Ciclo de Conversas Negras basta  inscrever-se por e-mail com nome, instituição e número do celular para raizesdeafricas@gmail.com.

Fonte: Ascom / Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos