IHGAL realiza seminário sobre evolução política de Alagoas

Além das palestras sobre a formação histórica do estado, evento irá contar com visitas guiadas ao acervo do Instituto

IHGALIHGAL Acervo

O Instituto Histórico e geográfico de Alagoas (IHGAL) divulgou a programação completa do Seminário Emancipação e Evolução Política das Alagoas, que será realizado de 26 a 28 de setembro no próprio IHGAL, no Centro de Maceió. Além das palestras e debates sobre a formação política e social do Estado ao longo de seus 200 anos de história, o evento vai contar com visitas guiadas ao acervo do Instituto a cada manhã.

A abertura oficial do Seminário acontece às 8h30 da terça-feira (26), com o presidente do IHGAL, Jayme de Altavilla, e a presença do Secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins. Em seguida, haverá apresentação da primeira conferência sobre período da “Emancipação Política: Alagoas Capitania e Província do Império” e mesa de debates com os professores José Roberto Santos Lima e Zezito Araújo, que vão ministrar palestras sobre a “Cabanada” e a “Questão Africana”, respectivamente.

Na quarta-feira (27), a recepção dos participantes será feita com uma visita guiada por integrantes do IHGAL às suas dependências e acervos. Ali poderão ser vistos, por exemplo, a maior coleção de jornais alagoanos à disposição do público e peças da histórica “Coleção Perseverança”, remanescentes do evento histórico, que ficou conhecido como “Quebra de Xangô”, em 1912. Esta visita será repetida na quinta (28), mas antes, ainda na quarta, os debates irão girar em torno de temas como “Alagoas na República Velha e na Era Vargas”, tendo à mesa redonda formada pelos membros do IHGAL ,Fernando Gomes de Andrade, que vai discorrer sobre “Legba: a guerra contra o Xangô de 1912”, e Pedro Bernardo, falando sobre as “Irmandades Negras e o decreto de separação Igreja/Estado”.

Encerrando o Seminário, na quinta, o período analisado será “Alagoas da República Nova aos Dias Atuais”, com a mesa redonda constituída pelo professor Douglas Apratto, proferindo a palestra “Preservação do patrimônio de Alagoas”, com a professora Clara Suassuna, que vai discorrer sobre “A questão feminista em Alagoas” e com o jornalista Ênio Lins, falando sobre “Ética na Política, com Humor”.

A manutenção do espaço e acervos do IHGAL, que permitem a perpetuação da memória história alagoana, como um legado para as futuras gerações, só é possível através da ação de apoio e patrocínio estratégicos, realizado por entidades e empresas, como o Governo de Alagoas e a Braskem, dentre outros.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos