Atendimentos de denúncias são apresentados para Conselho Gestor da APA do Catolé

IMA/ALIMG-20170921-WA0026 (1)

As ações de atendimento às denúncias de infrações cometidas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, realizadas pelas equipes de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), durante o último bimestre, foram apresentadas ao grupo que compõe Conselho Gestor.

A terceira reunião foi realizada na Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) Tobogã. Na ocasião também foram expostas as atividades realizadas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que visam disseminar informações sobre a APA no âmbito da graduação.

Participaram do evento o proprietário da RPPN Tobogã, Eduardo Puercell e representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), das prefeituras dos municípios que compreendem a APA, da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarth) e do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).

O encontro teve encerramento com o plantio de uma muda de pau-de-jangada, espécie nativa e ameaçada de extinção. O ato marca de forma representativa o maior objetivo do Conselho Gestor de Unidade de Conservação (UC), que é a preservação da natureza.

A APA

A APA do Catolé e Fernão Velho é uma UC Estadual, criada a partir da Lei Estadual nº 5.347 de 1992. Possui uma área total de 3.817 hectares e fica localizada entre os municípios de Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Maceió.

Sobre o plano de manejo que será produzido para colaborar com monitoramento da APA do Catolé e Fernão Velho, Alex Nazário, geógrafo consultor ambiental do IMA, explica que os estudos serão iniciados para que o plano possa ser confeccionado.  “Estamos com o direcionamento para iniciar os estudos que irão compor o plano de manejo dessa APA”, conclui.

Fonte: IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos