Banhistas devem evitar 18 trechos de rios e praias em Alagoas

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPraia de Maragogi

Praia de Maragogi

O boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira, 22, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), diz que 18 áreas monitoradas pelo órgão ambiental não estão balneáveis.

De acordo com o IMA, toda semana, os técnicos recolhem amostras de 63 pontos de praias e rios alagoanos e realizam a análise da água para determinar quais estão liberados para banho. Esta semana, as coletas foram realizadas nos dias 18 e 19 deste mês e o resultado da avaliação aponta que 45 áreas estão próprias para banho e 18 pontos devem ser evitados pelos banhistas.

O levantamento do IMA acontece sempre entre as praias de Maragogi e Pontal do Peba, passando pelos rios São Francisco, Niquim, Tatuamunha e as Fozes dos Rios Pratagy, Salgado, Persinunga e Maragogi.

No litoral sul, os trechos considerados impróprios para banho são dois pontos do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, e um do Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Em Maceió, oito áreas das praias de Ponta Verde, Avenida, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica estão contaminadas pela bactéria Escherichia coli, apontada como a principal responsável pela piora da balneabilidade. A Foz do Rio Pratagy, na Ponte AL 101 Norte, também foi considerada inadequada para banho. Já no litoral norte, cinco trechos da praia de Maragogi e a Foz do Rio Maragogi devem ser evitados pelos banhistas.

Os locais são considerados impróprios quando apresentam um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água. A presença desta bactéria na água pode causar aos banhistas infecção digestiva e desidratação com febre, vômito e diarreia.

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAlitoral norte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos