Caças norte-americanos sobrevoaram costa da Coreia do Norte

Bombardeiros da força aérea norte-americana B-1B Lancer sobrevoaram a costa da Coreia do Norte para exibir poder militar dos EUA.

Lucas Jackson / Reuterscaça

Os bombardeiros dos EUA voaram no espaço aéreo internacional da costa leste da Coreia do Norte. Esta flexão muscular militar visa demonstrar o alcance das opções militares dos EUA disponíveis para Donald Trump, disse a porta-voz do Pentágono, Dana White, à agência de notícias Reuters.

“Foi o mais ao norte da Zona Desmilitarizada (DMZ) que qualquer aeronave de combate ou bombardeiro dos Estados Unidos voou no século 21, ressaltando a seriedade com que tomamos o comportamento imprudente da Coreia do Norte”, afirmou a porta-voz.

Este passo foi tomado como uma resposta ao terremoto que atingiu a Coreia do Norte no início do dia, supostamente conectado a testes nucleares. O Centro de Redes Sismológicas da China (CRSC na sigla em inglês) disse que detectou um terremoto de magnitude 3.4 na parte nordeste da Coreia do Norte, perto do epicentro do terremoto superficial causado pelo teste nuclear de Pyongyang em 3 de setembro. Os sismólogos acrescentaram que a profundidade do terremoto era zero quilômetros, o que indica ter sido causado por uma “explosão suspeita”.

A Organização do Tratado de Interdição Completa de Ensaios Nucleares (CTBTO), um organismo de vigilância da proliferação nuclear, ainda está examinando atividades sísmicas incomuns na região.

Ameaças

Em seu primeiro discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas, Trump ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte, se necessário, ao mesmo tempo em que emitiu avisos à Venezuela e ao Irã. Trump também chamou o líder norte-coreano Kim Jong-Un de “homem foguete em uma missão suicida para si próprio e para o seu regime”.

O republicano emitiu ainda uma ordem executiva na quinta-feira que reforça a capacidade do Departamento do Tesouro dos EUA de monitorar indivíduos que fornecem materiais, serviços ou tecnologia para a Coreia do Norte. As sanções punitivas visam as indústrias têxteis, pesqueiras e manufatureiras do país.

Tecnicamente, os Estados Unidos e a Coreia do Norte ainda estão em estado de guerra. Em 27 de julho de 1953, as duas nações assinaram um armistício para cessar as hostilidades até encontrar uma solução pacífica, mas um Tratado de Paz nunca foi posto à mesa. Com informações do Sputnik.

Fonte: Notícias ao Minuto

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos