Com 32,5% dos votos, Angela Merkel será reeleita na Alemanha

Reprodução1

A chanceler da Alemanha e candidata pela União Democrata-Cristã (CDU), Angela Merkel, vencerá as eleições deste domingo (24) com 32,5%. Esse foi resultado apontado pelas primeiras pesquisa de boca de urna depois a votação acabou. Martin Schulz, líder do Partido Social-Democrata (SPD), teria obtido o segundo lugar nas eleições com 20% dos votos.

Cerca de 61,5 milhões de alemães estavam aptos a votar em 73 mil seções eleitorais. O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier convocou a população a comparecer às zonas de votação para cumprir com seus deveres como cidadãos. “Quem não vota deixa que outros decidam sobre o futuro do nosso país”, afirmou Steinmeier.

As últimas pesquisas, antes das eleilões,já indicam uma vitória tranquila de Merkel, com uma vantagem de 14 pontos percentuais sobre Schulz. O terceiro lugar do pleito deve ficar com a ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD), que chegará pela primeira vez ao parlamento do país.

Debaixo de chuva, Merkel chegou pouco antes de 14h30 (9h30 em Brasília) no seu local de votação, na Universidade Humboldt de Berlim, acompanhada de seu marido, Joachim Sauer. Enquanto milhares de atletas participavam da maratona de Berlim seguiam percorrendo as ruas da capital alemã, Merkel foi tranquila à cabine de votação antes de posar para dezenas de fotógrafos.

Algumas horas antes, em sua cidade natal e acompanhado da esposa, Inge, Schulz já tinha votado. O social-democrata minimizou o resultado das pesquisas e se mostrou otimista, lembrando que havia ainda um grande número de eleitores indecisos.

Schulz convidou os cidadãos a votar para decidir o “futuro democrático” do país. Nas redes sociais, o também ex-presidente do parlamento europeu pedia o voto por uma “Alemanha mais justa e mais forte, e por uma Europa de paz e de solidariedade”.

Um dos primeiros candidatos a votar foi o líder do partido Os Verdes, Cem Özdemir, no multicultural bairro de Krezberg, em Berlim. As pesquisas indicam que Os Verdes terão 8% dos votos, apoio similar ao obtido quatro anos atrás.

Se as pesquisas se confirmarem, a terceira força do Bundestag será a AfD, com 13% dos votos.

À espera da divulgação dos primeiros dados oficiais sobre a participação nas eleições, os números provisórios antecipados por autoridades municipais e regionais indicam aumento do número de eleitores em relação ao pleito realizado em 2013.

Fonte: Correio24horas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos