Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia ganham nova sede

Ministério Público investiu quase R$ 45 mil em reforma de prédio

O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) está de casa nova no município de Delmiro Gouveia, no alto sertão. Nesta quarta-feira (4), o prédio onde começaram a funcionar as atividades das três Promotorias de Justiça da cidade foi reformado e, com um espaço maior, a instituição já está podendo desenvolver melhor as suas atividades e dar mais comodidade à população que busca atendimento.

Ascom / MP-ALPromotorias de Justiça de Delmiro Gouveia ganham nova sede

Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia ganham nova sede

A iniciativa de dotar a 1ª, a 2ª e a 3ª Promotorias de Justiça de uma sede melhor partiu do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do CAOP – Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça. Ao todo, foram investidos, com recursos próprios, cerca de R$ 45 mil com a reforma do prédio, localizado na Rua José Oliveira Rocha, nº 421-B, no Bairro Novo.

As obras, que duraram duas semanas, envolveram troca do forro de gesso, mudança de piso, pavimentação da calçada, renovação da cobertura, impermeabilização, colocação de divisórias internas, pintura e revestimento de cerâmica, acessibilidade e implantação de sistema de refrigeração.

O que muda com a nova sede

Ao falar desse novo momento do Ministério Público em Delmiro Gouveia, o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirmou que o maior beneficiado com a sede recém-inaugurada é o povo. “Nessa casa pulsa vida, o desejo e a coragem de fazer mais pela população de Delmiro Gouveia. Temos orgulho de inaugurar um espaço melhor preparado para receber as pessoas sempre de portas abertas. Quero reafirmar que o destino do Ministério Público é caminhar junto a sociedade e trabalhar para que o Brasil, Alagoas e Delmiro, cada vez mais, orgulhem os seus cidadãos. Que essa nossa sede receba cada vez mais a população, que o povo lote este prédio e que possamos dar a ele a resposta esperada. Épara e pelo povo que nós existimos”, afirmou o chefe do MPE/AL.

“E não posso deixar de fazer referência aos três promotores que aqui dedicam a maior parte de seu tempo. São guerreiros abnegados que orgulham o Ministério Público. Estávamos devendo isso a eles, uma vez que ainda estavam desenvolvendo seus trabalhos nas dependências do fórum da cidade. E fica aqui o nosso agradecimento ao Poder Judiciário por ter nos cedido espaço físico durante todos esses anos”, acrescentou.

“Que todos tenham a certeza de que a alegria aqui hoje é imensa. Todos nós que compomos o Ministério Público estamos comemorando esta conquista. Ela ultrapassa as barreiras da instituição porque a gente sabe que, no final das contas, quem ganha com isso é o cidadão. É para o povo desta terra que vai a grandeza toda desta obra”, completou o procurador de justiça Márcio Tenório de Albuquerque, subprocurador-geral Administrativo Institucional.

Os três promotores de justiça que ganharam a nova sede também comemoram. “O povo de Delmiro Gouveia será o maior beneficiado com essa obra, que teve o empenho pessoal do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar. Volto a dizer que não existe Ministério Público sem o destinatário final, que é o povo. Com essa mudança, temos uma nova sede e recebemos junto com ela, um novo aparato tecnológico, com computadores e internet de última geração. Ou seja, temos uma estrutura melhor para oferecer à população o nosso trabalho. Portanto, estamos entregando aos delmirenses um Ministério Público com ainda mais vontade de prestar um serviço de qualidade e com entusiasmo”, disse o promotor de justiça João Batista Santos Filho.

Hoje vivemos um dia especial para Delmiro Gouveia. É uma data de singular júbilo, alegria e realização por estarmos vendo essa obra sendo entregue. O que festejamos e reafirmamos hoje, muito mais importante que a estrutura material, são os ideais da instituição ministerial, que estarão para sempre incrustados nesse espaço. Jamais vamos ignorar às vozes da rua, dos desvalidos, da criança negligenciada e maltratada, do adolescente em situação de risco, do idoso desprezado, do meio ambiente, da pessoa presa e da probidade administrativa. Estamos prontos para ouvi e agir, sendo sensíveis a todos os segmentos da sociedade. Nossa missão é fazer o bem”, declarou Cláudio José Moreira Telles.

“O Ministério Público nos entrega uma sede de promotorias estruturada. Com isso, todos nós nos sentimos impulsionados para melhor trabalhar. E não por acaso estamos recebemos a casa nova em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, que dá nome ao rio que também nos serve de proteção”, lembrou o promotor de justiça Bolivar Ferro.

A coordenação do CAOP compartilhou do mesmo sentimento de comemoração. “Nesta terra  aqui eu aprendi a ser um promotor resolutivo, inclusive, por imposição da própria comunidade, que interagia conosco, que nos cobrava, que motivava-nos. E sei que esse mesmo compromisso é mantido pelos três colegas que aqui trabalham. Eles permanecem fazendo um Ministério Público grandioso e interessado nas causas sociais”, comentou o promotor José Antônio Malta Marques, que comanda o Centro.

A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) também participou da solenidade. “Lembrando que hoje é dia de São Francisco de Assis, tomo a oração que leva o seu nome para desejar que esta nova casa seja, e será, por conta do espírito do Ministério Público, um instrumento de paz e alegria para o povo de Delmiro Gouveia. Que, por meio dos três promotores, este povo possa ter fé no que é justo e honesto. E que possamos levar a mesmo povo a esperança de dias melhores”, discursou o promotor Flávio Costa, presidente da entidade.

Participaram da solenidade, além da chefia do MPE/AL, dos promotores da cidade, da presidência da Ampal e de outros promotores de justiça, autoridades da Defensoria Pública, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Prefeitura de Delmiro Gouveia, da Câmara Municipal de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e de diferentes religiões.

As promotorias

A nova sede vai abrigar as três Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia, que se dividem em atribuições nas áreas da infância e juventude e processos cíveis em geral; tribunal do juri; e juizado especial.

Além de uma sala para cada um dos promotores, o espaço tem ainda um lugar para reuniões e atendimento e recepção. Assim, com o espaço melhor dividido, os promotores João Batista Santos Filho, da 1ª Promotoria, Cláudio José Moreira Teles, titular da 2ª Promotoria de Justiça, e Bolivar Ferro, da 3ª Promotoria, vão poder, de maneira mais organizada, trabalhar para atender de forma rápida e com eficiência as demandas buscadas pelo cidadão.

Fonte: Ascom / MP-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos