Cultura


Na Bienal, alunos da Escola de Cegos encenam A lenda do Boi-Bumbá

Renner BoldrinoNa Bienal, alunos da Escola de Cegos encenam A lenda do Boi-Bumbá

Na Bienal, alunos da Escola de Cegos encenam A lenda do Boi-Bumbá

Alunos da Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, em Maceió, apresentaram o espetáculo A lenda do BoiBumbá. Com o elenco formado por deficientes visuais, a encenação atraiu dezenas de pessoas que lotaram a sala Tamarindo, neste sétimo dia da 8ª Bienal Internacional do Livro.

Para contar a lenda da mulher grávida que deseja comer língua de boi, e o marido mata o animal preferido do patrão para satisfaz a vontade da esposa, a professora de teatro, Marluce Almeida, chamou pessoas da plateia para atuar e completar o elenco. Uma estudante logo se habilitou para viver o papel principal, o boi. Também foram convocados o veterinário e o tocador de triângulo.

Vendados, os atores convidados vestiram o figurino e logo entraram no clima de harmonia e alegria do espetáculo. Em clima de diversão e fantasia, a história foi contada de forma sublime, arrancando gargalhadas e emocionando os presentes. Ao final da apresentação, o boi, vivido por uma estudante da plateia, assim como na história, levantou gracioso e dançante sob os aplausos de todos.

Marluce Almeida explicou que sempre há convidados no elenco e que é um meio de inserir as pessoas no universo de seus alunos, para que eles também vivenciem a experiência de ouvir as reações da plateia, sentir a sensação de atuar sem enxergar.

“Foi uma coisa linda esse espetáculo. Ver esses meninos cegos fazendo uma coisa tão interativa, tão divertida e tão leve me deixou muito emocionada” ressaltou a professora Luana Costa, que assistiu à peça.

Após uma sessão de fotos, apresentação do elenco, agradecimentos e despedidas, o boi e seus batuqueiros saíram em cortejo, seguidos pelo público, como manda a tradição da dança  folclórica popular.

Fonte: Ascom / Bienal de Alagoas

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>