Campanha Maceió Rosa amplia oferta de exames

Secom/MaceióCampanha Maceió Rosa amplia oferta de exames

Campanha Maceió Rosa amplia oferta de exames

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) integra a Campanha Maceió Rosa e busca ampliar o número de exames para o diagnóstico nos meses de outubro e novembro. Especificamente nesse período, qualquer mulher que esteja na faixa etária de 40 a 69 anos, pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sem consulta marcada, e pedir a solicitação para o exame de mamografia. Com a solicitação nas mãos, a paciente vai se dirigir a um dos prestadores de serviço e parceiros da Campanha: Santa Casa, Clinimagem, Hospital Vida, Diagnose, Clínica Guri, Mediradius e Cliom.

A Coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Dória, ressalta que esse procedimento não é o de rotina e que isso está sendo realizado especialmente dentro da Campanha Maceió Rosa, que tem como meta ultrapassar seis mil exames no período de outubro e novembro.

“A faixa etária foi reduzida para 40 em virtude da mobilização. Após a campanha, as mulheres com idade entre 50 a 69 anos devem marcar uma consulta médica na unidade e se houver suspeita, o médico vai solicitar os exames”, explicou a coordenadora.

O câncer de mama, se detectado no início, tem 95% de chance de cura. O primeiro exame que deve ser feito é o toque e se houver qualquer suspeita, independente da faixa etária, o médico deve ser consultado.

A campanha Maceió Rosa é comandada pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira, que conta com a parceria de todos os profissionais das unidades de saúde. Durante o mês todo, outros exames referentes à saúde da mulher também serão intensificados, como citologia e teste de HIV e sífilis. Além disso, cada unidade preparou uma programação de palestras educativas sobre prevenção e tratamento, aferição de pressão arterial, mutirões de serviços e outras ações.

 A Unidade de Saúde da Família Didimo Otto Kummer, no Conjunto Carminha, realiza diversas atividades alusivas à prevenção do câncer de mama. A unidade oferta diversos serviços à população como palestras sobre prevenção e tratamento, inscrição no Bolsa Família, sorteio de brindes e, principalmente,  atendimento, orientação e encaminhamentos para a realização da mamografia.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos