Biota alerta para período de desova de tartarugas marinhas em Alagoas

Reproduçãotartaruga

O Instituto Biota de Conservação de Alagoas informa que, nesta sexta-feira (06), começou o período de desova de tartarugas marinhas em Alagoas. A primeira ocorrência reprodutiva foi registrada na noite dessa quinta-feira (05), na praia de Cruz das Almas.

De acordo com o presidente do Biota, o biólogo Bruno Stéfanis, o período de reprodução tem início de outubro a março, quando as tartarugas deixam o mar para desovar na areia. Normalmente leva entre 45 a 50 dias para que os filhotes deixem os ovos e retornem ao seu habitat natural.

O Biota é responsável pelo monitoramento das desovas e encalhes das tartarugas marinhas nas regiões da Barra de São Miguel; Francês, em Marechal Deodoro; Mirante da Sereia, em Maceió; até a praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio.

O instituto recomenda que durante o período em que as tartarugas marinhas saem do mar para enterrar os ovos na areia da praia, a população entre em contato com o Biota.

“Deixar o animal fazer a desova é fundamental. Evitar fazer fotos com flashes também é importante para não assustar as tartarugas. A forte iluminação faz com que o animal retorne ao mar e não ponha seus ovos”, esclarece Bruno Stéfanis.

Para entrar em contato com Instituto Biota de Conservação é simples e fácil: basta ligar para 82 – 9 9115-2944; 9 9115-5516; e 9 8815-0444. Existe ainda o aplicativo Biota Mar. Nele, é possível comunicar a ao instituto sobre as desovas e encalhes das tartarugas marinhas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos