Teatro


Sesc Centro recebe o espetáculo “A Terra de Lêdo Ivo”

Apresentação é gratuita e acontece no Teatro Jofre Soares, neste sábado (14) às 19h

 

DivulgaçãoTerra de Ledo Ivo

Terra de Ledo Ivo

O Teatro Jofre Soares recebe neste sábado (14), a partir das 19h, o espetáculo “A Terra de Ledo Ivo”, da Associação Teatral das Alagoas (ATA). A produção é assinada pelo ator e diretor Ronaldo de Andrade e compila poemas e textos do grande poeta alagoano Lêdo Ivo, falecido em 2012.

Neste espaço cênico telúrico convivem e dialogam sobre Maceió e suas experiências cinco alagoanos – Andrade, Dantas, Lins, Oliveira e Lira, – que em maioria são de Maceió, mas todos estão em Maceió à procura de Maceió. Os versos de Lêdo Ivo trazem para a cena a dicção do sotaque que torna musicais as palavras.

A peça evoca a Maceió dos anos 1940. Visualmente, a Maceió das marinhas pintadas por artistas dentre os quais Paulino Santiago (1893-1970) e Eurico Maciel (1903-1983) que inspira a cenografia. O figurino de cores sóbrias mantém o corte e estilo da época. Os adereços são livros e elementos que referenciam ao calor, ao ensinar, ao estudar, ao ler e ao sentimento atávico maceioense.

A iluminação é translúcida, etérea em cores primárias. Esta paisagem cenográfica se apresenta mergulhada na atmosfera musical que ecoa do acordeão, dos efeitos sonoros de ondas de mar que se quebram e espraiam nas areias e dos ventos que envergam os coqueiros e produzem som ao balançar das palmas.

 Palavras que povoam a memória perdida, mas também ignoradas nos novos livros, nas escolas, nos meios de comunicação, nas falas cotidianas e nas expressões artísticas; arsenal que o poeta Ledo Ivo oferta em seus belos poemas aos maceioenses e ao mundo. Preciosidades que lhe valeram o reconhecimento como um dos principais poetas brasileiros.

 O espetáculo da ATA abriu a programação do MAIO TEATRAL 2015, realizou temporada no Teatro José Carlos Lyra de Andrade em 2016, integrou o Teatro Deodoro é o Maior Barato além de comemorar o Dia Alagoano do Teatro que ocorre a 14 de maio, por ser o dia do aniversário de nascimento da Grande Dama do Teatro Alagoano, atriz Linda Mascarenhas.

SERVIÇO

Espetáculo “A Terra de Ledo Ivo”
Data: 14/10
Horário: 19h
Local: Teatro Jofre Soares – Sesc Centro
Classificação: 15 anos
Informações: (82) 3201-1374

Fonte: Assessoria Sesc Alagoas

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>