Palácio do Planalto presta homenagem ao cardiologista José Wanderley Neto

AscomHomenagem ao médico José Wanderley Neto

Homenagem ao médico José Wanderley Neto

O cirurgião-cardíaco alagoano José Wanderley Neto recebe, nesta terça-feira em Brasília, o título de Comendador da Ordem do Mérito Médico, que será entregue pelo presidente Michel Temer em solenidade no Palácio do Planalto.

A homenagem foi comunicada ao médico alagoano diretamente pelo ministro Ricardo Barros, da Saúde, em carta onde menciona “relevantes serviços prestados ao país no exercício da medicina”.

– Ao completar quase 45 anos de medicina e 40 anos de cirurgia cardíaca em Alagoas com mais de 20 mil cirurgias realizadas por nossa equipe nos sentimos reconhecidos por todo esse trabalho realizado por um grupo dedicado e comprometido – disse José Wanderley.

Esse trabalho, segundo Wanderley, fez com que Alagoas tivesse um papel relevante no desenvolvimento da cirurgia cardíaca brasileira. “Nosso grupo conduziu muitos processos de integração e encampou lutas nacionais que foram muito importantes para ampliar o atendimento e implantar projetos como o de Transplante Cardíaco no Nordeste – NE-TX”.

Esse programa foi responsável pelo início e continuidade dos transplantes cardíacos no Nordestes, mediante integração dos Estados com intercâmbio de órgãos, pacientes e até equipes médicas para fazer os procedimentos. O programa tornou-se modelo na área.

Wanderley também foi um dos pioneiros na realização de transplante de coração no Nordeste, criou e perfeiçoou técnicas cirúrgicas e foi responsável pela formação de várias gerações de cirurgiões cardíacos, muitos deles hoje atuando fora de Alagoas. Por fim, foi fundador de diversas entidades nacionais da área, tendo presidido várias delas e ajudado a consolidar a imagem e propósitos técnicos da cardiologia no Brasil.

“Agradeço a todos que contribuíram com o nosso trabalho e faço votos de que esta homenagem sirva de incentivo aos jovens, para que continuem essa luta em defesa da cardiologia alagoana e brasileira”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos