MEC divulga cartilha de instruções para redação do Enem 2017

DivulgaçãoEnem

A Cartilha do Participante – Redação no Enem 2017 está disponível para consulta. As regras para a redação não sofreram nenhuma alteração em relação ao ano passado, mas o manual foi aprimorado para tornar a metodologia de avaliação mais clara, de acordo com o Incep. Também foi deixado mais transparente o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.

O manual detalha toda as competências avaliadas e explica os critétios usados nas correções dos textos. O guia também traz exemplos de oito redações que tiveram a nota máxima no Enem 2016, com comentários e observações.

Em 2017, a prova será realizada em dois domingos; a redação será no primeiro, dia 5 de novembro, junto com as provas de linguagens, códigos e ciências humanas. No dia 12 de novembro, serão realizadas as provas de ciências da natureza e matemática.

A redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema social, científico, cultural ou política. O candidato deve apresentar uma proposta de solução para o problema proposto, uma chamada de intervenção, respeitando os direitos humanos. Também deve ser apresentada uma referência textual sobre o tema exigido.

O participante precisa defender uma tese, ou seja, uma opinião sobre tema proposto, usando argumentos consistentes e bem estruturados, com coerência e coesão.

O texto produzido pelo participante é corrigo por no mínimo dois avaliadores, independentemente, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. Os dois avaliam o desempenho do texto levando em consideração cinco competências: domínio da modalidade escrita formal da língua, compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de várias áreas para desenvolviento do tema, se mantendo dentro dos limites estruturais do texto, além da avaliação da seleção, relacionização, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentação em defesa de um ponto de vista, e também demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessário para construção de uma argumentação, respeitando os direitos humanos.

Cada avaliador dará uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma dessas competências e a soma desses pontos compõe a nota total, que pode chegar a mil ponto. A final do participante será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.

Fonte: Diário de Pernambuco

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos