Semana de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda (23) e terá programação gratuita

Atividades seguem até domingo (29) e já podem ser conferidas no site snct.al.gov.br

Ascom / SectiSemana de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda (23) e terá programação gratuita

Semana de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda (23) e terá programação gratuita

Cursos, palestras, oficinas, jogos, brincadeiras e atividades lúdicas para diversos públicos que mostram que a “Matemática está em tudo”. Assim será a programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 em Alagoas.

O comitê gestor é formado por 38 instituições e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)​ ​

A Secti​ definiu toda a programação, que já está disponível no site snct.al.gov.br. As atividades começam nesta segunda-feira (23) e seguem até o domingo (29), tudo inteiramente gratuito. Para participar, basta comparecer à ação de interesse, não é preciso fazer inscrição prévia.

Tendo como tema central a “Ciência das Ciências”, a matemática, as ações visam explorar o raciocínio lógico e abstrato, em várias áreas do conhecimento humano, como a física, biologia, química, engenharia, economia, administração de negócios, artes, agricultura e até a medicina, mostrando que a matemática está presente em diversas situações do cotidiano.

Interiorização

Com intuito de que a ciência e a tecnologia cheguem às outras cidades, além da capital Maceió, este ano o comitê expandirá as ações para outros municípios de Alagoas, como Arapiraca que terá o IV Encontro de Matemática do Agreste Alagoano, Rio Largo com a Oficina de cálculos úteis para a área de Ciências Agrárias e Penedo com a Semana de Ciência, Inovação e Tecnologia (Cienitec).

Sobre o tema central

O tema “A Matemática está em tudo” é nacional e deve ser utilizado em todos os Estados do Brasil. Foi determinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) pelo fato de o país receber dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano.

O Brasil sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o mais importante evento do mundo voltado à disciplina.

O Comitê Gestor

O Comitê Gestor 2017 foi instituído através da Portaria Secti Nº 50/2017 publicada no Diário Oficial em 1º de agosto de 2017 e reúne em sua composição os parceiros interessados em realizar atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em suas instituições/órgãos/empresas. A proposta é promover ações interligadas focadas no objetivo central de promover a aproximação da ciência, tecnologia e inovação da população, bem como, popularizar a produção científica e tecnológica do Estado e estruturar melhor a rede de divulgação da ciência em Alagoas.

Atualmente, o comitê é composto por representantes de órgãos do governo, setor produtivo, academia e sociedade civil.

 

Fonte: Ascom / Secti

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos