Antes de sair de férias, Renan Filho demite secretário de Agricultura

O ex-diretor da Embrapa, Antônio Dias Santiago assumirá cargo deixado pelo empresário Álvaro Vasconcelos

Reprodução / FacebookÁlvaro Vasconcelos foi exonerado nesta quinta-feira (19)

Álvaro Vasconcelos foi exonerado nesta quinta-feira (19)

A aproximação entre o senador Fernando Collor e o governador Renan Filho fez a primeira baixa no primeiro escalão do governo, o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos. Vasconcelos foi informado da demissão pelo telefone, na tarde desta quinta-feira (19), pelo secretário Fábio Farias, quando cumpria agenda no interior do Estado. A exoneração será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado.

Em entrevista ao Alagoas 24 horas, Álvaro Vasconcelos adotou um “discurso elegante”, disse que a política é muito dinâmica e que seu cargo pertence ao governador, que possui a caneta. Questionado sobre o que teria provocado a sua saída do staff palaciano, Vasconcelos disse que foi informado que seria um pedido do senador Fernando Collor, que entendia que a presença dele na pasta da agricultura não “era compreendida como uma indicação dele (Collor)”.

Ainda durante a entrevista pelo telefone, o secretário demissionário fez questão de destacar os avanços da pasta na sua gestão, como a concretização do campo de produção de sementes, que serão distribuídas em Alagoas e outros estados por meio de um consórcio, destacou os contatos realizados durante o evento da Cadeia do Algodão, os avanços na agricultura familiar, além da consolidação da união entre presidentes de federação e secretários de agricultura para fortalecer a região nordeste.

Na agenda até o final do ano ainda está previsto a realização do Dia do Campo e do Congresso de Grãos.

Reprodução / Agência AlagoasRenan Filho e Álvaro Vasconcelos

Renan Filho e Álvaro Vasconcelos

Vasconcelos ainda contou dos planos interrompidos, como a criação da Embrapa Alagoas, negociada com o presidente nacional do órgão, Maurício Lopes e com a mediação do ministro Marx Beltrão. Uma agenda estava prevista para o dia 25 de novembro. Caberá, agora, aos noco secretário assumir ou não a agenda.

Informalmente, o agora ex-secretário disse que o nome mais cotado para substituí-lo é um técnico da Embrapa, uma pessoa, segundo o próprio Álvaro Vasconcelos, “muito competente”, informação que foi confirmada pelo governo no final desta tarde. “Saio de cabeça erguida, prestei meu serviço ao meu estado e à agricultura familiar”, disse em tom melancólico.

Substituto

O canal de comunicação oficial do Governo confirmou a substituição de Álvaro Vasconcelos pelo técnico e ex-diretor da Embrapa em Alagoas, Antônio Dias Santiago.

O novo titular da pasta possui vasta experiência na área de Agronomia, Agroenergia e Agricultura Familiar, com mestrado pela Universidade Federal de Lavras e doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e deve ser empossado pelo governador Renan Filho nos próximos dias, em data  ser definida.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos