Ufal busca apoio para recuperação dos Museus da Universidade

Museu de História Natural e Museu Théo Brandão estão nos projetos de reforma e restauração

Ascom / UfalEquipes da Ufal e do Iphan discutiram os detalhes técnicos

Equipes da Ufal e do Iphan discutiram os detalhes técnicos

A reitora Valéria Correia reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (19), com o superintendente substituto do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas, Sandro Araújo Gama, para discutir as reformas do Museu de História Natural (MHN) e Museu Théo Brandão (MTB). Também participaram da reunião as equipes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst).

Sobre o Museu de História Natural, o representante do Iphan informou que vai reservar recursos que devem ser liberados para adequação de museus à um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público Federal para corrigir danos ambientais. “O Museu de História Natural abriga o acervo arqueológico de Alagoas. Queremos construir, no prédio do antigo ICBS, um laboratório modelo para restauro de peças arqueológicas”, informou Sandro Gama.

A reitora Valéria Correia apresentou as propostas para a recuperação dos Museus da Ufal na última viagem à Brasília. “Conversamos com a presidenta nacional do Iphan, Kátia Bogéa, sobre a necessidade de investimentos para a conservação do acervo arqueológico que está sob a guarda da Ufal. Agora estamos discutindo os encaminhamentos com os representantes em Alagoas”, explicou a reitora.

Sobre o Museu Théo Brandão, o Iphan está contribuindo com o assessoramento no projeto de recuperação e restauro. “Encaminhamos um projeto ao Ministério do Turismo no início do ano para a recuperação do Museu. Na semana passada, em Brasília, o ministro Marx Beltrão sinalizou a liberação de R$ 3,5 milhões para esse fim. Vamos definir os detalhes técnicos para garantir esse investimento”, destacou a reitora.

Fonte: Ascom / Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos