Semana do Jovem Eleitor pretende incrementar alistamento de jovens em todo o Brasil

Ascom/TRE-ALJovem Eleitor

Jovem Eleitor

De 06 a 11 de novembro, todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país estarão com suas atenções votadas para a Semana do Jovem Eleitor, uma mobilização nacional que objetiva incentivar os jovens entre 16 e 18 anos – que ainda não são obrigados a votar – a fazerem seu alistamento eleitoral. Em Alagoas, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), 23.734 eleitores são menores de 18 anos.

Em todo o Estado, os cartórios eleitorais estarão mobilizados para a realização de palestras educativas em escolas públicas e privadas, para falar sobre a importância do voto e da participação efetiva no processo democrático que é o período eleitoral. Além do alistamento dos jovens, o Tribunal também quer diminuir o fluxo de eleitores nos cartórios nas semanas que antecedem o fechamento do cadastro, evitando tumultos e aglomerações.
Em Maceió, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) organizou um calendário de visitas em escolas públicas para a realização de palestras. Na oportunidade, os jovens também poderão fazer seu alistamento eleitoral, já saindo com seu título de eleitor em mãos. Na segunda-feira (06), a ação começa na Escola Estadual de Ensino Integral Marcos Antônio Cavalcanti, no Benedito Bentes, às 8h.
Na quarta-feira (08), é a vez da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, também às 8h. A última escola a receber a equipe da EJE será a Escola Estadual Silvestre Camerino, também no Centro de Estudos de Pesquisas Aplicadas (Cepa), às 8h.
Uma pesquisa de opinião realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com jovens de 16 a 20 anos, mostrou o perfil de um jovem esperançoso de que ele próprio pode fazer a diferença para a vida pessoal, mas desestimulado no que diz respeito a participar, de forma ativa ou mesmo passiva, de uma mudança mais profunda para o país.
“É esse quadro de desânimo que nós precisamos mudar e destacar a importância do envolvimento do jovem em todo o debate e processo eleitoral. O jovem é essencial para a mudança que tanto precisamos e é por isso que a Justiça Eleitoral dedica esta semana para que eles façam seus alistamentos e se tornem eleitores conscientes de seu importante papel na construção de novos capítulos na história do nosso país”, esclareceu o presidente do TRE/AL, desembargador José Carlos Malta Marques.

Fonte: Ascom/TRE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos