Semas orienta sobre riscos do trabalho infantil em cemitérios

Ascom SemasCrianças foram conscientizadas sobre perigos do trabalho infantil

Crianças foram conscientizadas sobre perigos do trabalho infantil

Para sensibilizar a população quanto aos riscos do trabalho infantil, em especial nos cemitérios, nessa época do feriado de Finados, a Coordenação de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas) realiza oficinas educativas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A oficina já aconteceu no Cras Dom Ademo Machado, no bairro do Prado, e no Cras Selma Bandeira, no Benedito Bentes. Além de palestras, foram realizados debates sobre o tema, confecção de cartazes e panfletagem. A atividade acontecerá também, nesta quarta-feira (1), no Cras Área Lagunar no Prado.

Segundo a coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, a oficina foi realizada com 31 adolescentes do Serviço de Convivência, e nesta quarta-feira (1), será a vez das crianças da unidade. “Alertamos aos nossos jovens esse tipo de trabalho realizado nos cemitérios é exploração do trabalho infantil. No dia de finados faremos uma mobilização no Cemitério do Benedito Bentes com busca ativa e panfletagem”, explicou.

De acordo com o decreto n°6481 de junho de 2008, o trabalho nos cemitérios é considerado um dos piores do trabalho infantil. O item 71 destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostas a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhetos), riscos de acidentes e estresse psíquico.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha,  durante o Dia de Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil – em alguns casos pelos próprios pais e/ou responsáveis – aumenta consideravelmente. “Além das ações de conscientização, outra importante ferramenta de combate a esta prática continua sendo o Disque 100. A população pode colaborar denunciando casos de trabalho infantil, ou de qualquer outra violação de direitos”, ressaltou a gestora.

Na próxima quinta-feira (2), Dia de Finados, a Coordenação de Enfretamento ao Trabalho Infantil realizará uma ação do Peti Volante no bairro Prado, na região  próxima aos cemitérios, com objetivo de identificar e retirar  crianças e adolescentes em situação de exploração do trabalho infantil.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos