‘Um gesto pelo outro’ é o novo espetáculo da oficina do Cena Livre

Reproduçãofoto divulgação um gesto por outro

No próximo dia 11 de novembro, às 20h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, o Grupo Cena Livre vai apresentar o espetáculo “Um Gesto por Outro “, uma comédia do Teatro do Absurdo escrita por Jean Tardieu.

Esta apresentação é fruto da oficina “Atuar se Aprende Atuando”, com duração de dez meses, liderada pelos atores/diretores Mauro Braga e Ana Sofia Oliveira.

Os alunos vivenciaram várias técnicas de teatro até chegarem ao texto cênico.

Segundo Ana Sofia “claro que ainda estamos em processo, as ferramentas que passamos para eles estão muito vivas, e nada melhor que um espetáculo, de preferência com casa cheia, para eles sentirem o que é o teatro. A profissão de ator/atriz só se completa mediante o público,  nossa intenção é proporcionar essa troca de energia, deixar um “gostinho” de quero mais…”

A peça é do francês Jean Tardieu, considerado por muitos o precursor do Teatro do Absurdo.  O texto nos remete a um lugar distante, o Arquipélago Sem Nome (…assim chamado porque nenhum navegante conseguiu descobri-lo). Lá ocorre uma recepção em um dos salões da Sra. Santa-Aqui. Costumes e trejeitos estranhos são colocados à prova, fazendo os convidados tomarem uma atitude pela outra, um gesto por outro.

As situações são inusitadas e insólitas, o que o mordomo Cesar serve na festa não é aquilo a que estamos acostumados. Aí reside o próprio estilo do Teatro do Absurdo, que inverte coisas e imagens.  O crítico inglês Martin Esslin nos ensina que “…o Teatro do Absurdo, por sua própria natureza, não é nem pode jamais ser um movimento ou escola literária, pois sua essência reside na exploração livre e independente, por parte de cada escritor, de sua visão individual”.

Para esta montagem a dupla Ana Sofia/Mauro Braga se apropriou também do dramaturgo romeno-francês , Eugène Ionesco, travando um diálogo com trechos da peça “A Cantora Careca”. Inseriu ainda uma cena que tem referência no irlandês Samuel Beckett. Este dois autores são expoentes desse tipo de teatro, cada um a seu modo.

Além da direção, Ana Sofia também assina os figurinos da peça.

O elenco é composto por Átila Vieira, Ane Pradines, Caio ROB, Cristina Porangaba, Gil Vieira, Henry Omena, Hugo Alves, Kadu  Vasconcelos, Geo Santos (da confraria dos poetas), Maria Clara Brandão, Mariana Olegário, Milene di Paula, e Raianny Monique .  Reforçando a  trupe Mauro Braga fará o papel do Almirante, propiciando uma troca de experiência com  o elenco.

O Grupo Cena Livre informa que já está inscrevendo para sua nova Oficina.

Oficina transcorreu nos auditórios do MISA (Museu da Imagem e do Som de Alagoas) e

da FMAC (Fundação Municipal de Ação Cultural).

SERVIÇO

O Quê: Espetáculo “Um Gesto Por Outro”

ONDE: Teatro de Arena S.Cardoso

QUANDO: Dia 11 de Nov. – às  20h

QUANTO: Promocional R$ 15,00

INFO: 9.9912-6290  e  3033-1600

VENDAS: Teatro Deodoro (14h às 19h)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos