Prefeitura lança edital para grupos afro-brasileiros

Inscrições devem ser feitas na sede da Fmac em dias úteis
Inscrições devem ser feitas na sede da Fmac em dias úteis

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), dá sequência à política de editais e abre a chamada para mais dois eventos que acontecem nos próximos meses, dessa vez voltados para a cultura afro-brasileira. São os já tradicionais projetos da Festa das Águas, que acontece no dia 08 de dezembro, e do Xangô Rezado Alto, no dia 02 de fevereiro. O edital, lançado na última terça-feira (07) e publicado no Diário Oficial do Município (DOM), permanece aberto até o dia 27 de novembro.

A Festa das Águas surgiu para dar suporte às celebrações do Dia de Iemanjá em Alagoas. No dia 08 de dezembro, a orla de Pajuçara se veste de branco e azul e recebe a visita dos fiéis das religiões afro-brasileiras, seus simpatizantes e turistas. A praia entra no clima da festividade, com muitos batuques, cantos e danças.

Em sua 7ª edição, o Xangô Rezado Alto relembra um dos mais tristes episódios da historiografia alagoana, o “Quebra de Xangô”, quando templos sagrados de religiões africanas foram invadidos e destruídos.

Para o coordenador de Políticas Culturais da Fundação, Amaurício de Jesus, a política de editais amplia o acesso dos segmentos culturais aos recursos. “É uma ação de democracia de acesso. A forma de seleção transparente, aberta, vem através dos editais”, afirmou.

Voltadas aos grupos culturais afro, incluindo os folguedos, como o Côco de Roda, o Bumba meu Boi, as Taieiras e as Baianas, as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 14h, na sede da Fundação, no Jaraguá. É preciso levar dois envelopes lacrados no ato da inscrição: o primeiro, com os documentos relacionados à habilitação conceitual e técnica, e o segundo, com os da habilitação jurídico-fiscal.

A Comissão Julgadora avaliará os projetos a partir de alguns aspectos, como a adequação do proponente à proposta do edital, histórico de realização de atividades e tempo de atuação. Ao fim do processo, serão selecionados trinta grupos, os quais serão divididos igualmente entre os dois eventos. O recurso disponibilizado para essa realização é de R$ 33 mil, a ser dividido igualmente entre os participantes totalizando R$ 1.1000 para cada.

Acesse aqui o edital

Ficha de inscrição

Declaração de veracidade das informações

Modelo de carta coletiva de anuência

Modelo de atestado de realização

Modelo de proposta

 

Fonte: Ascom Fmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos