Samu vai participar de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa

Ação acontece nesta quinta-feira (9), às 9h30, no Polo Industrial de Marechal Deodoro

Carla CletoSamu vai participar de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa

Samu vai participar de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participará de um simulado de acidente de trânsito, onde será encenada uma colisão entre um veículo contendo carga perigosa e um ônibus. A simulação acontece nesta quinta-feira (9), 9h30, no Polo Industrial de Marechal Deodoro.

No acidente simulado, o ônibus estará transportando funcionários da Braskem e vai colidir na traseira de um caminhão carregado de ácido clorídrico. Com a colisão, haverá um vazamento do líquido para a rodovia.

De acordo com o supervisor do Samu, major Dárbio Alvim, serão disponibilizados para o simulado uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e Samu Aeromédico. Na oportunidade será mostrado como ocorre o atendimento e transporte feito pelo Samu.

“Todo simulado é de extrema importância, porque observamos o trabalho das equipes que estão envolvidas com acidentes com múltiplas vítimas e aproveitamos para corrigir os erros que possam acontecer. E assim, em uma situação real, garantir um socorro cada vez mais qualificado para a população,”, afirmou o supervisor do Samu.

Também estarão presentes no local, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a Polícia Militar de Alagoas e parceiros da Braskem, que realizam transporte e atendimentos a emergência. Luiz Antônio Mansur, coordenador clínico de atendimento do Samu Maceió, explicou como é o procedimento adotado pela equipe de saúde do Samu ao se deparar com uma ocorrência que exista exposição a cargas perigosas.

“Em uma situação real, os profissionais do Samu são treinados para montar uma zona de triagem para os pacientes expostos ao produto químico, classificando os casos mais urgentes e mais leves, prestando os primeiros atendimentos e transferindo primeiro as vítimas mais graves até o HGE [Hospital Geral do Estado], pontuou o médico.

Fonte: Ascom / Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos