Ministério Público do Trabalho coordenará eleição para o Sinttro/AL

Trabalhadores do transporte coletivo solicitaram intervenção do MPT após denunciarem que eleição aconteceria sem obedecer ao estatuto da entidade; processo eleitoral será coordenado pelo procurador Rodrigo Alencar

Ascom SinttroRodoviários ameaçam paralisar atividades

MPT auxiliará em eleições do Sinttro.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alag​oas será responsável por coordenar a eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de Alagoas (Sinttro/AL), que ocorrerá nesta sexta-feira (10), das 7h às 20h, no Centro de Desporto e Recreação Professora Cleonice de Barros Lima, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), Farol.

Os trabalhadores do transporte coletivo solicitaram a intervenção do MPT no processo eleitoral após denunciarem que a eleição aconteceria sem obedecer ao estatuto da entidade. Três chapas disputam os votos da categoria: Continuar Avançando (Chapa 1), Unidos para Mudar 2017 (Chapa 2) e Vamos Fazer da Diferença (Chapa 3). Cada uma conta com a lista de postulantes para os cargos da diretoria executiva, conselho fiscal e delegados representantes da confederação nacional, além dos respectivos suplentes.

A pedido da categoria, o procurador do Trabalho Rodrigo Alencar coordenará o processo eleitoral, enquanto servidores do MPT integrarão a junta eleitoral. Eles atuarão como representante de cada mesa coletora de votos, mesários e suplentes. As chapas abriram mão do direito de indicar um componente para participar da junta.

O objetivo da mediação do Ministério Público do Trabalho no processo, segundo o procurador Rodrigo Alencar, é garantir a lisura do pleito e, tão importante quanto a transparência nas eleições, é colaborar com o processo democrático para que a categoria dos trabalhadores continue sendo representada para buscar a garantia de direitos.

Boca de urna

O Sinttro apresentou ao MPT a lista de todos os trabalhadores aptos a votar, enquanto as empresas do setor do transporte coletivo apresentaram a lista de todos os empregados associados ao sindicato. As chapas ficam proibidas de efetuar o transporte dos trabalhadores em veículos particulares.

Por unanimidade, as chapas deliberaram por proibir a boca de urna no dia da eleição e aglomeração de simpatizantes no local de votação. A mobilização dos apoiadores deverá ocorrer somente na área externa do Cepa.

“Qualquer abuso de direito praticado pelas chapas, principalmente do que foi previamente deliberado no procedimento de mediação do Ministério Público do Trabalho, poderá levar à anulação dos votos concedidos à chapa que infringir as regras e até mesmo a anulação do pleito, a depender do juízo da coordenação da eleição”, destacou Rodrigo Alencar.

Em Arapiraca, o pleito acontece na Procuradoria do Trabalho no Município, localizada na Rua José Jaílson Nunes, Santa Edwiges, das 9h às 12h. A eleição será realizada por meio de urnas eletrônicas e a apuração dos votos será realizado no final do processo, nos locais de votação.

Fonte: Ascom MPT-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos