Vamos Subir a Serra! Evento sobre cultura afro-brasileira incentiva a legitimação por espaço na sociedade

DivulgaçãoVamos Subir a Serra

Vamos Subir a Serra

A orla da Pajuçara, em Maceió, será palco de um encontro educativo, cultural, político-econômico-social e histórico, durante os dias 15 a 19 de novembro, quando acontecerá o evento Vamos Subir a Serra! Mais que um período festivo, em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Projeto Vamos Subir a Serra visa transformar a data em um calendário de maior relevância nacional, com uma série de atividades que irão reafirmar a importância do episódio histórico da luta pelo apogeu da liberdade no Quilombo dos Palmares.

Outra finalidade é fomentar e evidenciar as potencialidades do povo negro através de eventos simultâneos com a temática étnico-racial, tais como: feira de produtos afros-quilombolas, ciclo de palestras com nomes de referência local e nacional, tendo como foco o empreendedorismo afro, pertencimento étnico, turismo étnico, empoderamento da mulher negra e a Serra da Barriga como marco fundante.

Também estarão acontecendo oficinas, lançamentos de livros, cine-fórum, performances artísticas culturais, desfile Afro-in e uma viagem pela história do Quilombo dos Palmares, em visitação à Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Atrações nacionais

Entre os palestrantes nacionais já estão confirmados o ator, cantor e humorista Érico Brás, que vai falar sobre Mídia e Racismo; Kênia Maria, atriz, escritora e roteirista, nomeada Defensora dos direitos das mulheres negras pela ONU Mulheres, que irá abordar o tema “Empoderamento da mulher negra”.

O evento será realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), em parceria com a Núcleo Zero e gestão de Simone Benchimol. A atividade visa envolver não só a comunidade local, mas toda a sociedade, chamando atenção para a legitimação da ocupação de espaços pela população negra com igualdade, em todas as áreas.

Ações integradas

Durante cinco dias, a Praça Multieventos será palco referência de valorização da cultura afro. Além do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, que funcionará em uma grande tenda climatizada, também estarão acontecendo na praça as atividades do Projeto Saurê, promovido pela Prefeitura de Maceió, e o Encontro de Maracatus de Baque Virado, protagonizado pelo grupo percussivo Maracatu Baque Alagoano.

Parcerias

O Projeto Vamos Subir a Serra integra as atividades comemorativas ao Mês da Consciência Negra, e conta com o patrocínio do Sebrae, da Braskem e da Federação das Indústrias de Alagoas (FIEA), além da parceria da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural e do governo federal, através da Fundação Cultural
Palmares.

Dignidade

O “Vamos Subir a Serra” vem ao encontro do momento de apoio, defesa de direitos e igualdade para a população negra, em conformidade com a “Década Internacional de Afrodescendentes (2015 – 2024)” – instituída pela Resolução 68/237 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de estimular os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes a tomar medidas eficazes para a implementação de programa de atividades com o viés de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

No Nordeste brasileiro, em especial Alagoas, a presença do negro é marcante, indo além da forma de falar, cozinhar, andar, cantar e dançar. Pois, a luta pela liberdade, vivenciada até os dias atuais, no combate ao racismo, foi protagonizada na organização do maior e mais importante Quilombo das Américas – o Quilombo dos Palmares.

Desencadeando no reconhecimento de suas principais lideranças e especialmente seu último Comandante-em- Chefe Zumbi dos Palmares, há 19 anos reconhecido e inscrito no livro do Tombo como Herói Nacional.

Vamos Subir a Serra pela dignidade, respeito e reconhecimento do povo negro! E firmar o Marco da Consciência Negra, enquanto data comemorativa e momento de reflexão.

Serviço:

Vamos Subir a Serra
Período: 15 a 19 de novembro de 2017
Promoção e Realização: Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô
Organização: RP Eventos e Núcleo Zero
Local: Praia da Pajuçara (Praça Multieventos)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos