PRF inicia campanha ‘Policiais contra o Câncer Infantil’

Esse ano o órgão está arrecadando doações de livros e lápis de colorir que serão levados para a Casa da Criança (Hospital do Açúcar)

DivulgaçãoPRF inicia campanha policiais pelo câncer infantil

PRF inicia campanha policiais pelo câncer infantil

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas realizará na quarta-feira (22) na Casa da Criança – Hospital do Açúcar, em Maceió, um evento beneficente em prol das crianças em tratamento de câncer. A ação, que acontece em mais de 20 estados do Brasil, faz parte da Campanha “Policiais contra o Câncer Infantil”, uma iniciativa do órgão que tem o intuito de alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer infantojuvenil.

No local, assim como foi feito no ano passado, será montada uma festa com direito a exposição de viaturas, apresentações de personagens infantis, pinturas faciais, lanches – previamente recomendados pela nutricionista que cuida dos pacientes, entregas de presentes para as crianças e doações de alguns itens apontados como necessidades para o hospital.

Este ano, o órgão decidiu abrir para o público externo o pedido de doações apontadas como necessárias pelo Hospital. Os servidores do local solicitaram livros de colorir, livros de atividades, e de desenhos, além de lápis de cor para serem entregues no local. Segundos os médicos e enfermeiros, esse material ajuda as crianças a se distrair e ameniza a ansiedade quanto à espera do atendimento. Até o dia 20 de novembro, toda a população poderá levar suas doações para as Unidades Operacionais de Polícia ou para a Superintendência da PRF em Alagoas. No dia 22 de novembro, dia do evento, todo o material doado será entregue ao hospital.

Além do cunho festivo, o dia serve também para chamar a atenção da sociedade e convocá-la a se doar mais. Os PRFs farão doação de sangue, cadastro para doação de medula óssea e também rasparão o cabelo como um gesto de apoio aos pacientes, que geralmente ficam carecas quando estão em tratamento. A expectativa é que participe do dia cerca de 100 pessoas. Todo o evento está sendo custeado por doações voluntárias dos policiais rodoviários federais de alagoas e também com apoio de parceiros que se juntaram ao órgão na campanha.

O local escolhido

O ambulatório de oncologia pediátrica do Hospital do Açúcar, mais conhecido como Casa da Criança, é uma referência no estado para tratamento em todos os tipos de tumores e leucemia, em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Construído em 2003, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (Apala) e o Instituto Ronald Mc Donald, o ambulatório funciona em um prédio anexo às instalações da Unidade Hospitalar, com uma estrutura totalmente preparada e decorada para o acolhimento de crianças portadoras de câncer.
De onde surgiu a ideia

A Lei nº 11.650/08 instituiu o dia 23 de novembro como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, visando, dentre outras medidas, estimular ações educativas e promover eventos para fortalecer políticas de atenção integral às crianças com câncer e suas famílias. E foi esta lei que serviu de inspiração para a PRF desenvolver campanhas voltadas ao tema.

O projeto iniciou-se no Brasil em 2014, em Goiânia, a partir de iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Goiás. A ação foi realizada pela primeira vez, com apoio de centenas de policiais e com ampla divulgação na mídia nacional. Alguns meses depois a ação foi realizada em Itabuna, na Bahia, por iniciativa da Delegacia PRF daquela região.

No ano de 2015, 13 superintendências da PRF aderiram à campanha e realizaram eventos capitaneados pelas Comissões Regionais de Direitos Humanos. Em 2016 a ação foi desenvolvida em mais de 20 estados da federação. Foi no ano passado que a PRF em Alagoas realizou sua primeira ação no estado, levando à Casa da Criança (Hospital do Açúcar) muitas doações feitas pelos PRFs, além de realizar uma grande festa.

Em Alagoas esse é o primeiro ano em que foram abertos os pedidos de doações para o público externo. “Ano passado, muitas pessoas nos perguntavam de que modo podiam ajudar, o que podiam doar, mas nossa comissão organizadora decidiu não aceitar doações externas, já que aquele era nosso primeiro evento no estado. Já esse ano amadurecemos essa ideia e decidimos fazer junto com a população as doações para a Casa da Criança”, explicou o PRF Alexandre Lessa – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Alagoas.

Fonte: Ascom PRF-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos