Laudo do IML diz que jovem estava morta há 48 horas; família acusa hospital

Milton Rodrigues / Alagoas 24 HorasPaulo Daniel disse que houve negligência do hospital.

Paulo Daniel disse que houve negligência do hospital.

O laudo da necropsia do corpo da jovem Debora Isis, emitido pelo Instituto Médico Legal Estácio de Lima na noite desta terça (14) atesta que a jovem estava morta há pelo menos 48 horas. O laudo confirma o atestado emitido anteriormente pelo médico do hospital particular onde a jovem morreu.

Ainda durante a tarde, enquanto aguardava a necropsia, o irmão de Débora, Paulo Daniel, falou com a imprensa e, em tom de desabafo, afirmou que acredita na tese de negligência por parte do Hospital Vida, onde foi constatado o óbito de Débora, no último domingo (12).

O caso inusitado chamou a atenção da população de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Dezenas de pessoas estiveram no velório de Débora e cada um deles narrou um relato diferente, onde todos apontavam possíveis sinais de vida da jovem que já estava no caixão sendo velada.

Em entrevista à reportagem do Alagoas 24 Horas, Paulo Daniel garantiu que identificou também vários sinais de vida: como a temperatura corporal e uma respiração ainda fraca. Logo em seguida, a atitude da família foi de entrar em contato com o hospital, e afirmam não terem obtido nenhum retorno.

“Eles não deram mais informações. Ela foi internada com infecção urinária e por lá tomou muito medicamento, por volta das 14h [do domingo] eles nos disseram que ela tinha morrido de parada cardíaca. Parece que nem tentaram reanimar ela, nem nada. Em seguida já foram dando o atestado de óbito e mandaram o corpo direto para a funerária”, narrou o jovem.

A prática, se for comprovada, teria ignorado a passagem pelo SVO (Serviço de Verificação de Óbitos). A instituição é a única responsável por verificar a causa de mortes naturais e que permite que o corpo seja liberado para sepultamento.

“Pode parecer ‘doideira’, mas eu senti ela respirando, senti a pulsação dela. Ela tava (sic) bem fraquinha, mas como botaram algodão e ela estava sedada havia quatro dias eu tenho quase certeza que ela pode ter morrido depois do domingo”, explica Paulo Daniel.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria do Hospital Vida. Segundo nota enviada à redação, o hospital afirma que adotou todos os procedimentos necessários e que não há nenhuma anomalia no atendimento, tendo sido oferecida toda assistência à paciente. A assessoria informa ainda que entende a dor da família, mas que não vai se pronunciar sobre as declarações dos familiares.

Laudo do IML

O Instituto de Medicina Legal Estácio de Lima informa que após realização de exame de necropsia ficou confirmada a morte da jovem Débora Isis Mendes de Gouveia, 18 anos de idade.

No exame de necropsia realizado pela perita médica legista Magda Vilela ficou constatado que a vítima estava morta há mais de 48 horas.

O laudo cadavérico completo, com todas as informações sobre a causa da morte, será encaminhado para o 12° Distrito Policial de Rio Largo no prazo de 10 dias úteis.

O corpo Débora Isis foi liberado para sepultamento.

Saiba mais: Família se recusa a sepultar jovem por dois dias alegando que ela está viva

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos