Lixão de Olho d´Água Grande é encerrado

Estado já conta com 39 lixões finalizados desde o planejamento iniciado em 2015

Ascom / SemarhLixão foi encerrado em Olho D'Água Grande

Lixão foi encerrado em Olho D’Água Grande

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos encerrou, nesta quinta-feira (16), o 39° lixão nos municípios do interior alagoano. Desta vez, a Prefeitura de Olho d´Água Grande, localizada na região Agreste, garantiu um importante passo para a gestão adequada dos resíduos sólidos.

Na solenidade para o fechamento do lixão, representantes do município, da Semarh e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estiveram presentes.

O secretário Alexandre Ayres destacou a projeção recebida pelo Estado de Alagoas ao seguir um planejamento para gerir corretamente os resíduos e promover a pauta sustentável junto aos municípios.

“Até o final de 2014, apenas a capital Maceió destinava seus resíduos para um aterro sanitário construído na própria cidade. A partir de 2015, o Governo de Alagoas passou a planejar o encerramento dos lixões nas cidades. A Semarh atuou na construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e entregou às prefeituras os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos. Ao dar cumprimento ao que esses mecanismos preconizam, o Estado já conta com 39 lixões fechados”, contextualizou o secretário.

O resíduo gerado pelo município de Olho d´Água Grande será enviado para a Central de Tratamento localizada em Craíbas.

Municípios sem lixões

Lixão foi encerrado em Olho D'Água Grande Lixão foi encerrado em Olho D'Água Grande

Lixão foi encerrado em Olho D’Água Grande

Atualmente, as cidades que destinam adequadamente seus resíduos e encerraram seus lixões são: Olho d’ Água das Flores, Batalha, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Monteirópolis, São José da Tapera, Olivença, Santana do Ipanema, Belo Monte, Pão de Açúcar, Maravilha, Palestina, Cacimbinhas e Dois Riachos, na região do Sertão.

No Agreste, as cidades são Arapiraca, Limoeiro de Anadia, Coité do Nóia, Igaci, Taquarana; Craíbas, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Junqueiro, Feira Grande, Girau do Ponciano, Paulo Jacinto, Traipu, Campo Alegre e Olho d´Água Grande.

Os municípios da Região Metropolitana também encerraram os lixões. São eles: Pilar, Santa Luzia do Norte, Atalaia, Marechal Deodoro, Satuba, Messias, Mar Vermelho, Rio Largo e Coqueiro Seco.

Fonte: Ascom / Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos