Sinturb registra queda de mais meio milhão de usuários de ônibus em Maceió, diminuição pode afetar tarifa de 2018

É a pior queda dos últimos quatro anos, desde que as empresas venceram a licitação da Prefeitura de Maceió

Ascom SMTTPassageiros podem conferir nos painéis linhas de ônibus que passam no novo abrigo na Av. Durval de Góes Monteiro

Diminuição de passageiros pode afetar tarifa em 2018.

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió, só este ano as empresas que fazem o transporte urbano da capital deixaram de transportar mais de 630 mil passageiros. Uma queda de 10% se comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2016 a média de usuários de ônibus da capital terminou em 6.439.737, em relação a 2017 uma queda de mais de meio milhão de passageiros.

A categoria se preocupa, já que é o maior declínio de passageiros dos últimos quatro anos, e explica que os números estão relacionados aos levantamentos diários do sindicato. Eles acreditam que este público não mudou de perfil. E sim, migrou para outros transportes, como veículos de aplicativos, mas principalmente passaram a utilizar veículos clandestinos. O sindicato ainda alerta, as pessoas ainda precisam do transporte, pagam por ele, mas da forma errada. O dinheiro vai parar na mão dos irregulares.

Sobre os dados computados, o sindicato explica que eles estão sendo registrados desde que as empresas, Cidade de Maceió, São Francisco, Real Alagoas e Veleiro, venceram a licitação da Prefeitura de Maceió em 2015. De lá pra cá, o Sinturb, registra uma queda de 17%, o que representa 1.175.035 usuários pagantes a menos por mês.

Na época em que a licitação foi fechada, em 2014, maceió possuía uma média anual de 6.986.300. Neste mesmo ano, nos meses de Julho a dezembro, o número passou dos sete milhões passageiros pagantes. Já no ano seguinte, 2015, começaram as perdas de passageiros, a média ficou em 6.937.000.

Tarifa 2018 

O Sinturb alerta que a diminuição de passageiros vai influenciar diretamente no aumento da tarifa prevista para janeiro de 2018. O reajuste já vem sendo discutido pela categoria. O sindicato apresentou às empresas os dados negativos e foi constatado que ao longo desses quatro anos as empresas deixaram de receber mais de quatro milhões mensais pela diminuição do número de passageiros.

Outro ponto importante que o sindicato destaca, é que produtos ligados ao transporte público sofreram grandes reajustes este ano. Um exemplo é o diesel, o Governo Federal anunciou para 2017 um aumento da tributação do PIS/Confins em torno de 7%. Aqui em Maceió, em maio deste ano, por exemplo, as empresas pagavam o valor de R$ 2,30 por litro, e agora R$ 3,00 reais. O que também impacta diretamente no ajuste da tarifa.

Fonte: Ascom / Sinturb

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos