Secult alerta para horários de subida à Serra da Barriga

Agência Alagoasserra da barriga

A comemoração do Dia da Consciência Negra será marcada por uma vasta programação cultural, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, no município de União dos Palmares. A subida à Serra da Barriga será iniciada às 06h.

A organização do evento alerta para aqueles que querem participar da festividade que é preciso subir até as 8h, para que a programação seja cumprida sem incidentes. Somente carros autorizados poderão estacionar nos platôs da Serra. Na ocasião, haverá transporte gratuito para o trajeto.

Vans autorizadas estarão levando o público até o alto da Serra, com saídas a cada 15 min até às 09h, quando haverá uma pausa para que o cortejo formado pelos religiosos de matriz afro possa passar. Após o cortejo, o transporte será feito a cada 30 min. O último transporte sairá às 14h. As vans também farão o transporte de descida, até às 14h30.

As celebrações têm início ainda na madrugada. Às 4h, religiosos de matriz africana realizam uma cerimônia em homenagens aos ancestrais. Às 8h30, as autoridades serão recepcionadas por um cortejo formado pelos religiosos, seguido de uma grande homenagem ao herói nacional Zumbi dos Palmares. Às 9h, a Polícia Militar de Alagoas (PM) realiza uma salva de 21 tiros em homenagem a Zumbi dos Palmares. Após o ato, será feita a composição do palco.

Ações do Governo do Estado, como a assinatura da ordem de serviço pelo governador Renan Filho, para a construção da via que dá acesso à Serra da Barriga, estão marcadas para este mesmo momento. Às 11h30 começa um grande momento repleto de apresentações culturais. A cantora alagoana Naná Martins e a cantora Margareth Menezes também animarão o público presente.

A vasta programação é parte de uma série de ações que marcam o mês da Consciência Negra no país, fruto da parceria da Fundação Cultural Palmares (FCP), Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e Prefeituras de Maceió e União dos Palmares.

Dia será marcado por uma vasta programação artístico-cultural em comemoração à data especial

Fonte: Secult

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos