Terremoto de 6,4 graus atinge território francês no pacífico

Durante as últimas três semanas, a região se viu afetada por dezenas de terremotos, incluindo meia dúzia de magnitude superior a 6.

Ilustração{537d5b29-70d5-4251-bc8b-c8bca1614edb}_terremoto-alaska

Um terremoto de 6,4 graus de magnitude sacudiu neste domingo (19) as Ilhas da Lealdade, um arquipélago do território francês da Nova Caledônia, no pacífico Sul, sem que as autoridades informassem inicialmente de vítimas, danos nem de risco de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora a atividade sísmica mundial, situou o hipocentro do terremoto a 25 quilômetros de profundidade sob o leito marinho.

O mesmo organismo localizou o tremor a 74 quilômetros ao leste de Tadine, na ilha da Maré, em Lealdade, e a 235 ao leste de Numea, capital da Nova Caledônia.

O Serviço de Alertas de Tsunami do Pacífico elevou a magnitude estimada a 6,6, mas indicou que, com base em todos os dados disponíveis “não se espera um tsunami destrutivo no Pacífico”.

A Nova Caledônia se encontra perto do chamado Anel de Fogo do Pacífico e dos vulcões submarinos da Bacia de Lau, razão pela qual registra habitualmente tremores de origem sísmica.

Durante as últimas três semanas, a região se viu afetada por dezenas de terremotos, incluindo meia dúzia de magnitude superior a 6, entre eles um de 6,8 graus.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos