Audiência Pública marcará a abertura do Dezembro Vermelho em Maceió

Dicom CMMAudiência Pública marcará a abertura do Dezembro Vermelho em Maceió

Audiência Pública marcará a abertura do Dezembro Vermelho em Maceió

Audiência Pública na Câmara Municipal de Maceió, na tarde do próximo dia 24, marcará a abertura das atividades do Dezembro Vermelho na Capital. A iniciativa é da vereadora Tereza Nelma (PSDB). A ideia surgiu a partir da aprovação da Lei Municipal, nº 6.693, de autoria da parlamentar, que institui as atividades e mobilizações direcionadas ao enfrentamento e conscientização do HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Com o tema “31 anos de Aids em Alagoas. Nenhum direito a menos”, a audiência trará palestras sobre o histórico da doença no Brasil, o panorama epidemiológico de Alagoas – com recorte para o município de Maceió, um psicólogo que traçará o perfil das pessoas com Aids, assim como a presença de grupos ligados ao movimento. O objetivo é trazer mais engajamento social, assim como desmistificar o preconceito ainda existente.

Desde o início deste mês estão havendo articulações por parte da vereadora, envolvendo lideranças e as secretarias de Saúde municipal e estadual, com o propósito de construir um ciclo de atividades, durante o mês de dezembro, que promova a interação da sociedade, como forma de conscientizar sobre a importância da prevenção.

De acordo com a vereadora Tereza Nelma, será um momento muito importante para o município, tendo em vista que, como a lei foi aprovada em setembro de 2017, esse será o primeiro ano em que o mês acontecerá, oficialmente, no município. “Na verdade sempre houveram esforços do movimento e dos órgãos ligados à saúde para que o mês não passasse em branco. No entanto, agora como lei municipal, é obrigatório ao município que articule essa mobilização de conscientização e prevenção do HIV/AIDS. A população precisa ser orientada para que mantenha uma saúde de qualidade e é papel do Poder Legislativo auxiliar como for possível. A aprovação da lei foi importante, agora devemos levar a frente o que ela determina”, afirmou.

Fonte: Dicom CMM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos