PMs são presos e transferidos para sertão após abordagem a Coronel; Veja vídeo

Reproduçãocoronel goulart

Dois policiais militares, lotados no Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), foram presos por 72 horas e transferidos para os batalhões do sertão após uma abordagem policial ao Coronel Goulart. O caso aconteceu na última quarta-feira, 22, na Barra de São Miguel, mas o caso só tomou notoriedade neste fim de semana após a divulgação de vídeos da ação policial.

O presidente da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), Cabo Welligton Silva, contou ao Alagoas 24 Horas que a guarnição realizava uma blitz nas imediações do Centro de Treinamento do CRB quando avistou um carro branco parado um pouco antes do cerco policial e os ocupantes trocando de lugar.

“Quando o carro se aproximou, os policiais pediram que parasse e solicitaram a documentação do condutor e da esposa. O motorista se negou a se identificar arrancando com o carro.  Devido a negativa do condutor em se identificar, os policiais ficaram com a arma em punho e se aproximou mais na frente. Eles não reconheceram o coronel Goulart e o carro só é identificado nas laterais e atrás”, relatou o militar.

Ainda segundo o presidente da ACS, os militares – sargento Alexandro de Farias e soldado Thiago Cavalcante – estiveram na sala do comandante da PM interino, coronel Nerecinor Sarmento, na última sexta-feira, 24,  e o soldado foi obrigado a entregar o celular com os vídeos sobre a abordagem policial. “Foram chamados pelo Coronel Sarmento e  o soldado teve que entregar o celular sob a ameaça de chamar o Bope”, disse cabo Wellington.

A associação militar já ingressou uma ação no Tribunal de Justiça com o objetivo de liberar os militares. Contudo, o processo ainda não foi julgado.

Os militares, que estão recolhidos no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), no bairro do Trapiche da Barra, devem ser liberados nesta segunda-feira, 27, pela manhã. Na segunda-feira, as associações militares, ACS e Assmal, irão ao Ministério Público e ao Conselho Estadual de Segurança Pública denunciar o caso.

A transferência dos militares para os 7º e 9º Batalhões de Polícia Militar, localizados em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, foi publicada no Boletim Geral Ostensivo (BGO), na sexta-feira, 24.

O Alagoas 24 Horas teve acesso a dois vídeos sobre a abordagem policial e em uma das imagens, o coronel Goulart confessa, após questionamentos de um dos policiais, que a esposa estava na direção do veículo oficial da PM. “Ela é civil, mas está identificada. Ela tava [na direção] porque estava passando mal”, disse o coronel em um dos trechos do vídeo.

Nota

A Ordem dos Policiais do Brasil, o Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas, a Associação dos Servidores Policiais Civis de Alagoas e o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas vêm, em solidariedade a Guarnição que se encontrava no exercício de suas funções legais, REPUDIAR a conduta adotada pelo CEL. Adroaldo Freitas GOULART Filho que utilizando de veículo destinado exclusivamente ao serviço público afrontou a Guarnição e se negou a obedecer os comandos legais dos policiais militares que se encontravam fazendo BLITZ na Rodovia XX.

O motivo da abordagem se deu, pois a Guarnição percebeu/visualizou que indivíduos (com vestimentas civis) estavam em um veículo oficial e de uso exclusivo da Polícia Militar. Ressalta-se que o sobredito veículo parou numa distância considerável tendo sido realizada a troca do condutor do veículo entre uma mulher e um passageiro/carona, tal comportamento despertou a desconfiança da guarnição que adotou postura de abordagem com emprego de arma de fogo e verbalização.

No momento da abordagem o condutor do veículo CEL. GOULART numa conduta intimidatória além da morosidade de sua identificação não obedeceu aos comandos legais dos militares de serviço causando um desconforto desnecessário.

Em razão dos fatos acima e que se apresentam em áudio e vídeo comprovam o ocorrido e o assédio moral sofrido pelos servidores.

O Tenente que era o oficial de operações foi transferido para o 10° BPM, além disso os 03 (três) militares do BPRV foram presos no CFAP por 72h por ordem do CEL. SARMENTO. Ademais, os militares envolvidos no episódio foram transferidos para Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

Todos os princípios constitucionais foram afrontados em razão da transferência dos militares e da prisão, ouviram apenas a versão dada pelo Oficial que asseverou ter sido hostilizado e desrespeitado pela Guarnição, fato que restará provado ser mentira.

As entidades demonstram nesse momento UNIÃO e REPUDIA a perfídia e aleivosia praticada pelo Oficial que utilizando de sua patente busca penalizar arbitrariamente a Guarnição.

Será cobrado da Corregedoria e do Conselho Estadual de Segurança Pública o acompanhamento do procedimento instaurado no âmbito correcional da PM, bem como a instauração de procedimento adequado face os supostos crimes de peculato e, consequentemente, improbidade administrativa praticado pelo Oficial que se utilizou do veículo do Estado em benefício próprio e de terceiros.

OPB

ASPOL/AL

SINPOFAL

Confira os vídeos na íntegra:

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos