Confira os trechos próprios e impróprios para banho de mar

Priscylla Régia/Alagoas 24 HorasPraia de Japaratinga

Praia de Japaratinga

Com os dias de sol, as cidades litorâneas ficam lotadas de alagoanos e turistas em busca de um mergulho de mar e rio. Mas para que os dias de lazer não virem uma dor de cabeça é importante ficar atentos à qualidade da água nas praias e rios do estado. 

Esta semana, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade, que aponta dez trechos inadequados para banho. Os técnicos realizaram a coleta das amostras, em 63 pontos compreendidos entre as praias de Pontal do Peba e Maragogi, nos dias 27 e 28 do mês passado.

Durante a análise, o órgão ambiental descobriu dez áreas impróprias para banho. Três trechos estão no litoral sul, sendo dois no Rio São Francisco, em Piaçabuçu, e um no Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Já na capital alagoana, cinco pontos das praias de Cruz das Almas, Jacarecica e Avenida não estão indicados aos banhistas. No litoral norte, os pontos em frente à Foz do Rio Persinunga e a Foz do Rio Maragogi devem ser evitados.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar ou rio em Alagoas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira os trechos próprios e impróprios para banho:

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAnorte

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos