Natal dos Folguedos: tradição e cultura iluminam Maceió

Secom Maceió1

Maceió recebeu, neste sábado (02), a primeira edição do Natal dos Folguedos. Um dos grandes momentos da noite foi a inauguração da iluminação natalina, na Praça Gogó da Ema, localizada na orla da Ponta Verde. Até domingo (03), a Prefeitura de Maceió realiza uma programação repleta de atrações culturais para celebrar o início dos festejos de fim de ano e a chegada do verão na capital.

A programação cultural começou com um cortejo de folguedos, que percorreu a Avenida Silvio Carlos Vianna, e as apresentações dos grupos culturais em tablados montados em frente ao Alagoinhas. “Esse evento é muito importante para a cidade, pois mostra tudo o que temos de bom: nossa gastronomia, cultura, folclore, todos muito bem representados no Natal dos Folguedos. Certamente é uma abertura de verão, de festejos do Natal e Ano Novo com muita alegria. Teremos muitas ações culturais durante dezembro e janeiro”, informou o prefeito Rui Palmeira, na abertura da programação.

 Segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, a intenção é criar um novo evento na cidade, com a abertura dos festejos natalinos. “Nossas tradições têm uma presença muito forte de folguedos que fazem parte do período de Natal. Nós queremos, com o turismo, abrir a temporada de verão, quando recebemos pessoas do mundo inteiro, com o que temos de mais rico”, ressaltou.

Até domingo, o público ainda poderá participar da Feira Gastronômica organizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Feirinha Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de prestigiar a apresentação natalina do Coretfal.

“A iniciativa é muito importante para o maceioense, que ganha uma referência natalina de forma antecipada e gera esse espírito em toda a cidade. Mas, principalmente, para o turista, que já lota a cidade de Maceió. Com a antecipação das comemorações de final de ano, o objetivo é passar uma mensagem de autenticidade. Ano que vem, as pessoas saberão que além de conhecer nossas belezas naturais, vão testemunhar o acendimento da iluminação natalina”, disse o secretário de Turismo, Jair Galvão.

O Natal dos Folguedos é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), em parceria com a Abrasel e o Sebrae.

Luzes de Natal

Quem prestigiou o Natal de Folguedos teve uma amostra do que foi preparado para  a iluminação natalina na cidade. Duendes, renas e muitas luzes deixaram a orla ainda mais bonita. “Além da iluminação, este ano, resolvemos fazer o Natal dos Folguedos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e da Fmac. Investimos numa iluminação belíssima, com mais de 400 itens espalhados por Maceió. Mas o trabalho ainda não parou. Este é o quinto ano que a cidade tem caprichado nas luzes de Natal. Queremos trazer esse evento todos os anos, sempre muito iluminado e reforçando nossa cultura, com o cortejo dos folguedos”, destacou o superintendente de Iluminação, Frederico Lins.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos