Tailandês com malária deve receber alta nesta terça (5), diz hospital

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto confirmou, através de sua assessoria de comunicação, que o paciente tailandês, de 38 anos, que deu entrada no domingo (3) com sintomas de malária pode receber alta médica já nesta terça-feira (5). Um dia após ter iniciado o tratamento médico, o paciente, de nome ainda não informado, responde bem a medicação administrada pela equipe médica e não apresenta mais os sintomas característicos da doença: febre alta, dor de cabeça. “Se continuar reagindo bem ao tratamento pode ser liberado amanhã”, disse a assessoria de comunicação.

Ao que tudo indica e pelas poucas informações fornecidas pelo tailandês à equipe do hospital, ele seria tripulantes de um navio da Marinha Mercante e teria desembarcado em Maceió recentemente. Ele conta que o navio em questão aportou em Camarões, país da região ocidental da África Central, e ele teria passado algum tempo em terra. Depois disto começaram os sintomas.

A assessoria de comunicação esclarece que casos como este são frequentes no hospital e que o tratamento é rápido e seguro.

Malária

A malária é uma infecção parasitária transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado. Esses mosquitos geralmente picam entre o anoitecer e o amanhecer. Estima-se que a metade da população mundial esteja em risco de se infectar com o parasita.

A malária é uma doença evitável, detectável e tratável, que se apresenta mais comumente em áreas pobres e desfavorecidas. Enquanto 90% das mortes por malária ocorrem na África subsaariana, a doença está presente em quase todas as áreas tropicais onde MSF tem programas em campo: de Etiópia e Serra Leoa até Camboja e Mianmar.

Sintomas
A malária começa como a gripe, com os primeiros sintomas surgindo entre nove e 14 dias após a infecção. Os sintomas incluem febre (podem ocorrer ciclos típicos de febre, calafrios e suor em grande quantidade), dor nas articulações, dores de cabeça, vômitos frequentes, convulsões e coma.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos