Justiça suspende greve dos agentes penitenciários

Sindapen/ArquivoSindapen

O desembargador plantonista Celyrio Adamastor Tenório, vice-presidente do Tribunal de Justiça, concedeu, nesta sexta-feira, 08, tutela antecipada ao Estado de Alagoas com o objetivo de suspender a greve dos agentes penitenciários de Alagoas, que estão em “Operação Padrão” a partir de hoje.

Na ação, o Governo de Alagoas justifica o pedido de tutela antecipada dizendo que a paralisação da categoria atinge as atividades essenciais à segurança pública e deixa vulnerável os direitos dos reeducandos, de seus familiares e da população em geral. 

“Ressaltou, todavia, que a paralisação atinge atividade essencial à segurança pública, vulnera direitos da população carcerária e de seus familiares, bem como coloca em risco a segurança de toda população. Destacou, ainda, que o Supremo Tribunal Federal, ao julgar a Reclamação n.º 6568, decidiu que os servidores que exercem atividades das quais dependam a manutenção da ordem pública, da segurança pública e da saúde, não tem direito ao exercício de greve. Assim, requereu a concessão de tutela antecipada”, relata o documento.

O processo diz ainda que o movimento paredista seria contra o descumprimento do prazo por parte do Governo em encaminhar à Assembleia Legislativa o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários PCCS da categoria. O documento explica ainda que o projeto não foi enviado em virtude das recomendações da Procuradoria Geral do Estado em modificar vários artigos.

Diante das justificativas do Governo, o desembargador decidiu conceder a tutela de urgência e suspender a greve dos agentes penitenciários. Em sua decisão, Celyrio Adamastor diz ainda que se os agentes penitenciários, filiados ou não ao sindicato da categoria, descumprirem a determinação poderão pagar multa de R$50 mil por dia  direcionada ao Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Alagoas SINDAPEN. A medida deve ser cumprida imediatamente a partir do dia da intimação.

O Alagoas 24 Horas entrou em contato com o presidente do Sindapen, Kleyton Anderson, e foi informado que o sindicato ainda não foram intimados por conta disto não poderá opinar sobre a decisão judicial.

Além disso, o sindicalista esclareceu que os agentes penitenciários não estão em greve, mas em Operação Padrão, onde estão sendo mantidos os serviços essenciais dentro do sistema prisional.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos