Estátua de santa aparece com capa e máscara do Batman

Facebooksanta

A estátua de Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira do município de São Leopoldo, no Vale do Sinos (RS), apareceu vestida com uma capa e uma máscara do Batman na manhã desta terça-feira (12). O prefeito da cidade, Ary Vanazzi (PT), classificou o ato como vandalismo e intolerância religiosa. A imagem também representa a orixá feminina Oxum, de religiões de origem africana. A estátua fica na Praça do Imigrante, Centro da cidade.

“Uma sociedade mais justa e humana se constrói com respeito a diversidade. Infelizmente já tivemos outros episódios no nosso município recentemente. Nossas diferenças de visão de mundo são naturais e fazem parte de uma sociedade democrática”, disse o prefeito no Facebook.

Recentemente, o busto do médico leopoldense João Carlos Hass Sobrinho, morto pela ditadura militar, e da líder religiosa Jacobina Meurer também apareceram com fantasias em São Leopoldo.

A fantasia foi removida pelo secretário de Cultura da cidade, Pedro Vasconcellos. Ele acredita que a ligação da imagem com religiões africanas seja a motivação do ataque. “Ela ganha capas amarelas e oferendas, então acreditamos que foi um ato de intolerância contra esse sincretismo”.

As câmeras de segurança do local serão analisadas para tentar identificar os autores da ação, informou a assessoria de imprensa da prefeitura. Não há punição prevista para o caso, mas a intenção é coibir novas atitudes.

Às 19h desta terça será realizado um ato de repúdio à ação, na Praça do Imigrante.

Leia abaixo a nota oficial da prefeitura:

A Prefeitura de São Leopoldo manifesta seu repúdio contra o ato de vandalismo e intolerância religiosa praticado em desrespeito à imagem de Nossa Senhora da Conceição, para os católicos, e Oxum para as religiões de Matriz Africana. A imagem da santa, localizada na Praça do Imigrante, é venerada e consagrada, portanto, na crença religiosa de grande parte da população do município.

Defendemos, por interesse público e responsabilidade social, profundo respeito à liberdade religiosa. Além disso, a estátua encontra-se na praça que foi construída para marcar o Centenário da Imigração Alemã – o que demonstra sua importância e assento privilegiado na história e na geografia da cidade.

Temos compromisso e respeito com a diversidade cultural, étnica e religiosa porque defendemos uma sociedade mais democrática e tolerante. Tanto o discurso de ódio quanto os atos que vilipendiam a fé alheia devem ser repudiados e combatidos para que possamos conviver nos melhores valores civilizatórios de humanidade, igualdade e fraternidade.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos