PC encerra buscas por agropecuarista desaparecido: “Infelizmente foi boato”

Ascom/PC-ALBuscas encerradas na barragem de Quipapá

Buscas encerradas na barragem de Quipapá

As equipes das Polícias Civis e dos Corpos de Bombeiros de Alagoas e Pernambuco encerraram no início da noite desta quarta-feira (13) as  buscas pelo veículo do agropecuarista Cristóvão Rodrigues da Silva, de 61 anos, na represa Pau-Ferro, no município de Quipapá, em Pernambuco.

De acordo com o delegado Guilherme Iusten, um dos coordenadores da operação, apesar da tecnologia  empregada nas buscas, nada de relevante foi encontrado no leito da represa. “Infelizmente se tratou de um boato e não de uma informação. Encerramos justamente em razão da negativa do encontro do veículo e do agropecuarista e depois de vasculhada toda a extensão do lago, não haveria mais necessidade de continuar”, justificou.

O delegado Carlos Reis, também coordenador da operação, garantiu que o trabalho foi feito de forma minuciosa. “Para se ter ideia, o imã de um sonar usado nas buscas ao veículo, chegou a capturar uma moeda de 5 centavos. Isto demonstra que, se o carro estivesse submerso na barragem, nós o teríamos encontrado”. 

Os delegados destacaram que todas as informações sobre possíveis paradeiros do agropecuarista foram checadas, e, apesar da ação em Quipapá não ter obtido sucesso, as investigações para localizá-lo vão continuar. “Amanhã iniciaremos uma nova missão e averiguaremos outra informação”, disse Iusten.

Apoio nas buscas

A ação contou com o apoio do delegado titular da cidade de Quipapá, João Bosco, e dos oficiais do CB de Alagoas e Pernambuco, tenente Pérsia e coronel Robson, respectivamente, que coordenaram as equipes de mergulho. Também participam dos trabalhos agentes da Gerência de Polícia Judiciária da Região 2 (GPJ 2), da Asfixia e Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic).

 

Entenda o Caso

O trabalho começou depois da informação de uma testemunha que disse ter visto o carro do agropecuário – uma Ford Ranger, preta – na região próxima à barragem.

Cristóvão Rodrigues desapareceu em 3 de agosto deste ano, tendo sido visto pela última vez em sua fazenda no município de Murici, em Alagoas. Desde então, a Polícia Civil vem realizando trabalho de investigação diuturnamente, para esclarecer o caso.

As buscas mobilizaram cerca de 30 policiais civis de Alagoas, além de mergulhadores dos bombeiros de Alagoas e Pernambuco, do Exército e profissionais civis, com experiência em mergulhos subaquáticos. Uma lanha equipada com sonar foi usada no trabalho.

Os delegados Carlos Reis e Guilherme Iusten, de Alagoas, coordenaram a operação, realizada nos  seis quilômetros de barragem em trechos com profundidade a partir de quatro metros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos