Governo do Estado lança livro Coleção Alagoas Feita à Mão nesta sexta (15)

DivulgaçãoLançamento do livro Coleção Alagoas Feita à Mão

Lançamento do livro Coleção Alagoas Feita à Mão

A preservação da arte popular alagoana ganha mais um capítulo nesta sexta-feira (15), com o lançamento do livro Coleção Alagoas Feita à mão. O evento será realizado às 10h, no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto (Mupa), com a presença do governador Renan Filho, da primeira-dama Renata Calheiros, e do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito. Na ocasião, também será apresentada a coleção artesanal dos presentes governamentais que compõem a mostra.

O projeto, idealizado pela primeira-dama do Estado,  em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), registra a diversidade do artesanato alagoano, unida ao design.

Para desenvolver a coleção, a Sedetur contratou o designer Rodrigo Ambrósio, que projetou as peças artesanais, pensando na funcionalidade e na união das matérias-primas e técnicas encontradas em Alagoas. Para isso, o designer e a equipe da Sedetur percorreram 12 municípios, explorando a pluralidade da arte popular alagoana.

As medidas governamentais para o artesanato têm sido importantes para o reconhecimento de Alagoas no segmento. Além do lançamento do livro, o Programa que dá nome ao inventário beneficia artesãos de todo o Estado com diversas ações, além da emissão da Carteira do Artesão, documento que isenta o pagamento de ICMS na emissão de nota fiscal

O Alagoas Feita à Mão garante outros benefícios, como a participação do Estado em feiras nacionais, levando artesãos para comercializar seus produtos em outros mercados.

Fonte: Ascom / Sedetur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos