Receita paga hoje o último lote de restituições do Imposto de Renda

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A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (15), a restituição do sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017. O lote contempla cerca de 1,9 milhão de contribuintes, que vão receber R$ 2,88 bilhões.

Também serão pagos R$ 231,4 milhões a 141,4 mil contribuintes que fizeram a declaração entre 2008 e 2016, mas estavam na malha fina. A Receita Federal informou que o valor da restituição a ser pago nesta sexta-feira chega a R$ 3,11 bilhões.

Consulta

Desde a sexta-feira da semana passada, a consulta ao último lote de restituições foi liberada pela Receita. Caso queira consultá-lo, o contribuinte pode acessar o site da RF, por meio deste link , ou pelo telefone, no telefone 146 (Receitafone).

Além de verificar se será ressarcido ou não neste lote, o contribuinte pode consultar o extrato da declaração que foi entregue em abril deste ano, por meio do serviço e-CAC, e verificar se existem inconsistências de dados identificadas pelo processamento.

Caso o contribuinte encontre inconsistências, ele poderá fazer a autorregularização, que deve ser feita mediante a entrega de declaração retificadora. Vale ressaltar ainda que a Receita Federal disponibiliza aos contribuintes consultas e demais serviços por um aplicativo, que pode ser baixado em tablets e smartphones. Outra informação importante é que a consulta é feita pelo número do CPF.

Período

Um dos pontos de atenção ao contribuinte caso não tenha informado uma conta bancária para que o valor a ser restituído fosse creditado é que o mesmo fica disponível para o saque por 12 meses. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento pela internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Caso o valor da restituição do Imposto de Renda não seja creditado pela Receita Federal, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) e verificar o ocorrido.

Fonte: iG

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