Alagoas apresenta dez trechos impróprios para banho

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPraia de Cruz das Almas

Praia de Cruz das Almas

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgou, esta semana, o boletim com a qualidade da água das praias e rios alagoanos. De acordo com o relatório, dez áreas continuam impróprias para banho.

Conforme dados do órgão ambiental, as amostras foram colhidas nos dias 11 e 12 deste mês em trechos compreendidos entre as praias do Pontal do Peba e Maragogi. Destes, 53 estão liberados aos banhistas e 10 devem ser evitados por alagoanos e turistas.

No litoral sul, três pontos, sendo dois no Rio São Francisco, em Piaçabuçu, e um no Rio Niquim, Barra de São Miguel, foram considerados inadequados para banho. Na capital alagoana, cinco trechos das praias de Cruz das Almas, Jacarecica e Avenida estão em desconformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão responsável por definir a qualidade da água do litoral brasileiro.

No litoral norte, os banhistas devem evitar a foz do Rio Maragogi e um trecho em frente à Foz do Rio Persinunga, também em Maragogi.

A balneabilidade da água é determinada pela presença de coliformes fecais, detectados pela bactéria Escherichia coli (E.coli). Para ser considerado impróprio, o trecho deve apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de água.

Quem pretende mergulhar no mar ou rio em Alagoas deve fazer uma pesquisa para não colocar a saúde em risco uma vez que o IMA recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira os pontos próprios e impróprios:

IMAlitoral sul
IMAmaceio
IMAlitoral norte

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos